CINEMA MOBILE
Luísa Sequeira
Realizadora
Sama
Artista
Notas Biográficas
Luísa Sequeira é realizadora e curadora de cinema, neste momento está a fazer um doutoramento em Arte dos Media, transitando e em diferentes plataformas, como; vídeo, filme, fotografia e colagem, explorando as fronteiras entre o digital e o analógico. Nos últimos anos o foco do seu trabalho é a reconstrução poética das narrativas femininas na história da arte e do cinema, que foram invisibilizadas pelo poder patriarcal.
Trabalhou na RTP em vários projetos, entre eles, destaca-se o, Fotograma, um magazine autoral dedicado ao cinema em língua portuguesa.
Coordenou e realizou o Porto sem Nó, vencedor do Festival Internacional de Televisão do Rio de Janeiro.
Realizou a longa-metragem documental, Quem é Bárbara Virgínia?, filme que foi exibido em vários festivais de cinema; IFFR (International Film Festival Rotterdam),DocLisboa, Mostra de São Paulo, e venceu o prémio para melhor documentário português no Porto Femme e no Festival Caminhos do Cinema Português. Realizou e produziu várias curtas, entre elas; Născută,Os Cravos e a Rocha, My Choice, Memória, substantivo feminino ,La Luna, Motel Sama, Passageira, e Mulheres no Palco.
Além de participar em várias exposições coletivas de fotografia e fazer curadoria de ciclos de cinema, Luísa é formadora de vários workshops de cinema mobile. Foi selecionada para a residência de criação de cinema na Meta Cultural Foundation na Roménia. Realizou várias exposições, entre elas, “A luz da Estrela Morta”, no âmbito do FITEI na galeria Nuno Centeno,“O Tempo dos Outros” no Centro Cultural do Mindelo (Cabo-verde, 2019) “Crises Infinitas” com o artista Sama na galeria Sputnik the Window , “Ver com os Olhos dos Outros” na galeria Adorna Corações, exibiu os seus filmes na Anca Poterasu Gallery ( Romenia) 1st BCK Film Symposiumm in Athens, Cinema Museum em Londres.
Desde 2010, é diretora artística do Shortcutz Porto, festival com mais de 250 sessões, é diretora e programadora do Super 9 Mobile Film Fest, o primeiro festival português dedicado a filmes realizados com mobile. Atualmente está a realizar a série sobre, “As Pioneiras do Cinema em Língua Portuguesa” e um documentário sobre “As Novas Cartas Portuguesas”.
Recentemente tem colaborado com o Teatro Experimental do Porto, com cinema expandido e vídeo arte. Participou com vários trabalhos na 13 Bienal de Kaunas inserido na exposição Landed do MagiC Carpets /Kaunas 2022, Capital Europeia da Cultura.
Sama é um artista contemporâneo brasileiro a viver em Portugal. Diretor artístico do Super 9 Mobile e do Shortcutz Porto. Sua produção autoral constitui um “Atlas”, que se desdobra por linguagens, dispositivos e suportes como: o Desenho, a Pintura, a Escrita, a Colagem, a Performance, a HQ, o Cartoon Político, o Objeto, o Teatro e o Audiovisual. Seus interesses são referentes à cultura de massas, mas através de um olhar ressignificativo, a partir de um ponto de vista periférico e anti-hegemônico. Integrou exposições individuais e coletivas no Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Havana, Lisboa, Porto, Beja, Londres e Mindelo. Tem livros e zines publicados no Brasil e em Portugal, além de realizar filmes experimentais, entre eles a animação erótico-noir, Motel Sama.
Sinopse
Esta formação abordará o uso do telemóvel como ferramenta para a realização de pequenos filmes. O foco desta formação estará nas práticas consequentes da democratização do cinema a partir dos dispositivos móveis, explorando assim, formas de usar e potencializar este suporte na produção de cinema e afins.
Esta oficina mobile assenta numa metodologia de formação teórico-prática. Serão abordados diferentes aspetos da produção de filmes com telemóveis, construção de narrativas e manuseamento do smartphone, como um dispositivo de filmagem, além de demonstrar o uso de aplicativos e softwares de edição.
O objetivo desta formação é estimular e explorar possibilidades criativas para se fazer um cinema mais livre.
Esta oficina de cinema mobile é orientada por Luísa Sequeira e Sama, realizadores, artistas visuais e organizadores do Super 9 Mobile, o primeiro festival em Portugal exclusivamente dedicado ao cinema realizado com dispositivos móveis.