
2200
Município4413
Viver8684
Visitar1914
Investir4370
Caracterização Económica4638
Medidas de Incentivos4510
Incubadora de Empresas de Albergaria-a-Velha6995
Zona Industrial7044
Estratégia para o Empreendedorismo e Desenvolvimento Económico3212
Serviço de Atividades Económicas, Apoio ao Empreendedorismo e Turismo (SAET)5699
Iniciativas6285
Newsletter Incubadora de Empresas
18 fevereiro 2021
A Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha aprovou ontem, em Reunião Ordinária, a adesão ao Movimento Unidos Contra o Desperdício, comprometendo-se a adotar medidas que visem a redução do desperdício alimentar.
O Movimento Unidos Contra o Desperdício nasceu a 29 de setembro de 2020, no Dia Mundial da Consciencialização para as Perdas e Desperdício Alimentar, instituído pelas Nações Unidas. O seu principal objetivo é chamar a atenção para o desperdício alimentar, através de um movimento cívico e nacional, agregador e educativo, que una a sociedade num combate ativo e positivo ao desperdício alimentar. Pretende-se mudar atitudes ao longo de toda a cadeia, impactando todos os intervenientes: os que produzem, os que fabricam, os que transformam, os que embalam, os que transportam, os que consomem e os que descartam os resíduos. Atualmente, estima-se que 1/3 dos alimentos sejam desperdiçados.
Em Albergaria-a-Velha, têm sido desenvolvidas várias ações de sensibilização para o desperdício alimentar, como a distribuição de kits pedagógicos às crianças do 1.º Ciclo ou iniciativas no Mercado Municipal A Praça, apelando a operadores e clientes para terem comportamentos mais conscientes, que evitem que alimentos acabem por parar ao lixo.
O Movimento Unidos Contra o Desperdício tem o Alto Patrocínio da Presidência da República e congrega um número já considerável de Municípios, entidades públicas e privadas, incluindo a Direção Geral das Autarquias Locais.