
4506
Município6138
Viver8694
Visitar6405
Investir5214
Caracterização Económica8689
Medidas de Incentivos9348
Incubadora de Empresas de Albergaria-a-Velha7369
Zona Industrial9557
Estratégia para o Empreendedorismo e Desenvolvimento Económico9805
Serviço de Atividades Económicas, Apoio ao Empreendedorismo e Turismo (SAET)1835
Iniciativas9551
Newsletter Incubadora de Empresas
![]()
Albergaria-a-Velha é um dos municípios portugueses, a par das cidades de Braga, Guimarães e Melgaço, que assinou a Declaração Europeia das Cidade Circulares. A iniciativa pretende acelerar a transição de uma economia linear para uma economia circular nas cidades europeias. Ao fazer parte desta ação, o município reforça o trabalho que tem vindo a desenvolver, partilhando experiências e criando oportunidades para novas sinergias que contribuam para encarar desafios.
A Declaração Europeia das Cidades Circulares foi desenvolvida por um conjunto de stakeholders europeus que estão empenhados na transição para a economia circular ao nível local. Entre eles, estão o ICLEI Europe, o Banco Europeu de Investimento, o EuroCities e a Ellen MacArthur Foundation.
Para além de permitir que governos locais e regionais por toda a Europa afirmem o seu compromisso com a economia circular e criem condições para essa transição, a Declaração pretende criar uma rede de partilha de experiências e desafios entre as entidades signatárias, oferecendo uma visão partilhada do que se pretende com uma “cidade circular”.
Albergaria-a-Velha Experience
Circular Economy Transition: The Role of Cities and Local Authorities
O Município de Albergaria-a-Velha foi cidade convidada para partilhar os seus projetos e boas práticas na área do Ambiente e da Economia Circular no webinar "Circular Economy Transition: The Role of Cities and Local Authorities", realizado no dia 13 de setembro de 2022 e integrado na Semana da Ação Climática de Dublin.