Centro de Interpretação Pateira de Frossos - Folheto informativo
Localizado no coração da Vila de Frossos, este edifício histórico, outrora antiga câmara e cadeia da Vila de Frossos |1714|, foi recuperado e transformado num Centro Interpretação da Pateira de Frossos, tendo mantido a traça e a ruralidade local. Um espaço lúdico de promoção de atividades de educação ambiental e de descoberta da natureza. Este edifício inclui vários espaços: receção, sala de formação/exposições temporárias, cozinha/sala de workshops práticos, área administrativa, open space, sala de reuniões, laboratório e arrumos. Possui ainda um jardim didático com uma horta pedagógica, viveiro florestal, charco para a vida selvagem, hotel para insetos, compostor, cantinho das borboletas, trilho sensorial, mesas de piquenique e telheiro para atividades de exterior e espaço comercial para venda de merchandising e recordações. Situado a escassa distância da Pateira de Frossos, permite receber pequenos grupos para grandes aventuras!
Inserida em pleno Baixo Vouga Lagunar e no típico sistema hidrobiológico da Ria de Aveiro, a Pateira de Frossos - zona palustre de antigos arrozais de elevado valor ecológico e paisagístico - localiza-se a sudoeste do Concelho de Albergaria-a-Velha. Esta área classificada e integrada na Rede Natura 2000 representa um importante recurso natural e turístico - fator potenciador da dinamização e do desenvolvimento social, cultural e económico do Concelho de Albergaria-a-Velha. A paisagem, marcada por uma vasta planície sujeita a alagamentos sazonais, é composta por um agroecossistema complexo que integra florestas, campos agrícolas, pastagens e uma rede intricada de canais ladeados por florestas lineares. Esse mosaico forma a típica paisagem do Bocage, onde se encontram algumas das áreas mais bem preservadas do Baixo Vouga Lagunar.
A estreita relação entre o ser humano e este ecossistema é muito evidente em todas as atividades que aqui têm lugar, bem como na contínua gestão dos habitats presentes. Estando sujeita a diferentes pressões humanas e naturais, a preservação desta paisagem única depende do seu conhecimento, cuidado e valorização. A Pateira alberga uma impressionante biodiversidade que inclui 280 espécies de flora e cerca de 200 espécies de vertebrados, incluindo espécies raras, protegidas e endemismos ibéricos.
Na flora, destacam-se o polígono-anfíbio (Persicaria amphibia) e o bruco-fistulado (Oenanthe fistulosa) - espécies classificadas como Quase Ameaçadas; a clematite (Clematis campaniflora) e o salgueiro-branco (Salix salviifolia subsp. salviifolia) - endémicas da Península Ibérica, e as florestas formadas por salgueiro-preto (Salix atrocinerea), carvalho-alvarinho (Quercus orocantabrica), amieiro (Alnus lusitanica) e freixos (Fraxinus angustifolia subsp. angustifolia). Na fauna, registam-se invertebrados protegidos como a vaca-loura (Lucanus cervus) e a libélula-esmeralda (Oxygastra curtisii), uma vasta comunidade de anfíbios, répteis e mamíferos elusivos, como a lontra (Lutra lutra), a gineta (Genetta genetta) e o texugo (Meles meles). Salienta-se a avifauna abundante e diversificada que, ao longo de todo o ano, atrai centenas de observadores e aficionados. Os registos regulares incluem a íbis-preta (Plegadis falcinellus), a águia-pesqueira (Pandion haliaetus), a garça-vermelha (Ardea purpurea), a garça-real (Ardea cinerea), a galinha-d'água (Gallinula chloropus), o colhereiro (Platalea leucorodia) e numerosos passeriformes. A Pateira de Frossos é uma zona de grande riqueza cultural, paisagística e biológica, um espaço de excelência para o recreio, para o turismo de natureza, para a investigação científica e para a pedagogia outdoor. É um lugar sem-par de experiência, contemplação e fruição. A sua valorização e dinamização responsável permite dar a conhecer a importância ecológica e cultural da área, bem como envolver os visitantes e comunidade local na sua salvaguarda e proteção.