A ARTE DE GOSTAR DE LER
Carlos Nuno Granja
Autor e Professor
Nota Biográfica
Carlos Nuno Granja nasceu em Ovar no outono de 1975. Começou a escrever poemas aos 9 anos e aos 11 anos recebeu uma máquina de escrever. É professor do 1° ciclo de escolaridade há 22 anos. Exercendo há três anos as funções de Professor Bibliotecário. Depois de fazer a Licenciatura para a docência no Ensino Básico- variante de Português e Inglês, na Escola Superior de Educação de Viseu, regressou aos estudos, 20 anos mais tarde, para frequentar o Mestrado em Estudos Clássicos na Faculdade de Letras de Coimbra. Fez uma Pós Graduação em Leitura, Aprendizagem e Integração das Bibliotecas nas Atividades Educativas na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto. Está a frequentar o Doutoramento em Estudos Literários na Universidade de Aveiro e está a redigir dissertação na mesma Universidade para o Mestrado em Educação e Formação- ramo de Administração e Políticas Educativas. É formador certificado pelo Conselho Científico-Pedagógico de Formação Contínua na área das bibliotecas, da literatura e do português.
Sinopse
"A leitura é uma arte, não apenas como intervenção técnica do saber ler ou de articular convenientemente as frases e as palavras. É também uma arte gostar de ler, criar hábitos de leitura e apreciar o mundo mágico dos livros e das suas histórias. A formatação mental desta paixão pela leitura desenvolve-se desde tenra idade e é consolidada ao longo da construção da personalidade. Todos os leitores têm percursos peculiares, caminhos que se cruzam, elementos que se tocam, mas também formas distintas que os identificam na sua descoberta da leitura. Contudo, a todos os leitores é comum a paixão pelos livros. Todos os leitores cheiram as páginas dos livros e não conseguem explicar os sentimentos que englobam esse vício de ler, de pegar num livro, abrir página a página, de querer atingir o final, absorvendo cada acontecimento. O processo de criação do gosto de leitura exige a conjugação de vários estímulos adjacentes à família, à escola e à sociedade em geral. A arte de ler implica paixão pelos livros e a compreensão da leitura/literatura/literacia como vertente fundamental para a evolução da humanidade. A valorização do livro e das atividades inerentes dependem de uma construção consistente do gosto pela leitura.
A vertente prática desta oficina está orientada para duas componentes da arte de ler: a escolha dos livros e as estratégias de leitura lúdica. Faremos um percurso sobre as temáticas do livro infantil, como definir o que é ou não de qualidade, como definir o que interessa ou não aos pequenos leitores. Faremos uma abordagem sobre as estratégias de promoção do gosto pela leitura, evitando o sistema impositivo, indo apenas ao encontro dos interesses do leitor e o desenvolvimento do seu gosto pela leitura. Interessa-nos rasgar com conceitos estabelecidos e sair da caixa, entrando nos livros e nas histórias de forma apaixonada. "