
O Albergue de Peregrinos Rainha D. Teresa vai dinamizar mais uma tertúlia “A Inspirar Caminhos” no dia 30 de outubro, pelas 18h30. Pedro Pimpão, Presidente da ACF - Associação Caminhos de Fátima, é o convidado deste mês com o tema “Vive o Caminho: a peregrinação da Fátima como encontro com a natureza e o património.”
A ACF - Associação Caminhos de Fátima foi criada a 12 de fevereiro de 2016. Nasceu da vontade de 14 Municípios (Vila Nova de Gaia, Santa Maria da Feira, São João da Madeira, Oliveira de Azeméis, Albergaria-a-Velha, Águeda, Anadia, Mealhada, Coimbra, Condeixa-a-Nova, Soure, Pombal, Leiria e Ourém), que pretendiam criar um percurso alternativo para os peregrinos, com melhores condições de segurança.
Para a concretização deste, foi realizado um estudo com vista à definição de um traçado alternativo ao IC2, que é o percurso de peregrinação Vila Nova de Gaia – Fátima, denominado “Caminho do Centenário” com 212 km. A juntar a este projeto, implementou-se a Rota Carmelita (Coimbra – Condeixa - Ansião – Alvaiázere – Penela - Ourém) com um trajeto de 111 km.
Além de dotar de melhores condições de segurança os caminhos que levam milhares de peregrinos, ano após ano, até ao Santuário de Fátima, a ACF tem também o propósito de elevar estes percursos na sua vertente cultural, patrimonial e turística para a valorização do enorme potencial dos territórios.
Desde a sua fundação, a ACF é presidida pelo Município de Pombal, representado desde 2021 por Pedro Pimpão. O autarca já percorreu inúmeras vezes os Caminhos de Fátima, desde muito novo, conferindo-lhe um significado de reflexão e de fé. Mas também é um peregrino de Santiago, tendo, em agosto de 2020, vivido uma das experiências mais transformadoras da sua vida. Percorreu “sozinho” cerca de 1000 km a pé, desde Saint-Jean-Pied-de-Port, nos Pirenéus franceses, até Finisterra, na costa atlântica da Galiza.
A participação nas tertúlias “A Inspirar Caminhos” é gratuita, mediante inscrição prévia para albergue@cm-albergaria.pt.