O Bootcamp Ideação do Ensino Secundário, inserido na Academia Empreende+ do Município de Albergaria-a-Velha, decorreu nos dias 10 e 11 de abril na Incubadora de Empresas. Com 30 alunos participantes da Escola Secundária de Albergaria-a-Velha, Jobra e Colégio de Albergaria, a iniciativa debruçou-se sobre o processo de design thinking, que convida à experimentação como forma de chegar a soluções criativas para problemas do dia-a-dia.
Na sessão de abertura, as vereadoras Catarina Mendes e Isabel Cruz puderam conhecer as 12 ideias que os estudantes vão trabalhar com vista à criação de um projeto sólido e exequível, a ser apresentado no Concurso de Ideias # Faz o Teu Futuro, a decorrer na tarde de 21 de maio, no Cineteatro Alba. Para o Executivo Municipal, o bootcamp é uma excelente oportunidade para os jovens aprenderem “a saber estar, a saber discutir e a defenderem as suas ideias”, expandindo os seus conhecimentos e aprendendo competências úteis para toda a vida.
Após abordarem o tema da empatia e da importância de compreender os problemas, o contexto e o público-alvo, a tarde foi dedicada à primeira etapa do design thinking – a identificação do problema certo para resolver. Através de jogos dinâmicos, os alunos foram orientados na descoberta de padrões, conexões, oportunidades, tensões, explorando o problema nas suas diferentes dimensões.
No segundo dia, foi promovida a ideação e o protótipo, onde os participantes se concentraram nas várias possibilidades, não deixando que o perfecionismo impedisse a criatividade e a experimentação de muitos cenários. Afinal, a perfeição pode ser a inimiga na criação de um projeto.
Recorde-se que no ano letivo 2024/ 2025, perto de 700 estudantes dos vários ciclos do ensino estão a participar na 11.ª edição do programa de empreendedorismo escolar Academia Empreende +, distinguido pelo Programa Europeu URBACT como uma Boa Prática.

