
6229
Município7017
Viver5221
Visitar2527
Investir4746
Caracterização Económica8126
Medidas de Incentivos5849
Incubadora de Empresas de Albergaria-a-Velha8253
Zona Industrial9028
Estratégia para o Empreendedorismo e Desenvolvimento Económico1351
Serviço de Atividades Económicas, Apoio ao Empreendedorismo e Turismo (SAET)968
Iniciativas5015
Newsletter Incubadora de Empresas
Na impossibilidade de os estudantes se deslocarem ao teatro neste Estado de Emergência, o teatro está, esta semana, a chegar às salas de aula das turmas do 5.º ano do Concelho em formato online.
No âmbito do projeto Raízes de Leitura, a Rede de Bibliotecas de Albergaria-a-Velha promove, todos os anos, espetáculos de teatro sobre obras abordadas nas aulas de Português no 2.º Ciclo do Ensino Básico. Este ano, tendo em conta a situação pandémica do País, a dramatização do livro A Viúva e o Papagaio, de Virginia Wolf, para os estudantes do 5.º ano, foi gravada em vídeo, sendo apresentada e trabalhada, esta semana, nas salas de aula das escolas do 2.º Ciclo. A iniciativa abrange perto de 260 estudantes.
A Viúva e o Papagaio acompanha a aventura da Sr.ª Cage, uma velha viúva que descobre uma herança inesperada com a ajuda de um papagaio invulgar. A peça é produzida pela Start-teatro e conta com as interpretações de Cláudia Stattmiller e João Blytz. Com a nova abordagem, que junta literatura e teatro, pretende-se cativar os mais jovens e facilitar o estudo e a compreensão de obras e autores que fazem parte do programa da disciplina de Português.
O Raízes de Leitura vem dar continuidade ao Sementes de Leitura, um projeto de promoção de leitura no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Esta atividade, inserida na Agenda Municipal da Educação, também está a decorrer em formato online, com vídeos de diversas obras literárias a serem disponibilizados, de forma regular, aos diferentes anos de escolaridade.
Estes projetos de promoção da leitura visam motivar as crianças e jovens para a leitura autónoma, em diferentes idades, recorrendo a ferramentas criativas que, em tempos de pandemia, devem salvaguardar sempre as devidas medidas de prevenção.