
6743
Município9181
Viver1312
Visitar1217
Investir9641
Caracterização Económica305
Medidas de Incentivos9480
Incubadora de Empresas de Albergaria-a-Velha9875
Zona Industrial6210
Estratégia para o Empreendedorismo e Desenvolvimento Económico94
Serviço de Atividades Económicas, Apoio ao Empreendedorismo e Turismo (SAET)4666
Iniciativas1854
Newsletter Incubadora de Empresas
A 24 de fevereiro de 2022, a Rússia invadiu a Ucrânia. Naquela manhã, a vida de Sofia, da sua família e amigos, mudou radicalmente… “Sobre a Guerra” é o livro de memórias de um tempo conturbado que a jovem Sofia Hul vai apresentar na Biblioteca Municipal de Albergaria-a-Velha a 25 de janeiro, pelas 15h00, em mais uma sessão “Encontro com Letras”.
A 19 de março de 2022, depois de uma extenuante viagem desde a Polónia, Sofia Hul, então com 14 anos, refugiou-se em Portugal, vindo viver com os seus tios em Albergaria-a-Velha, onde passou a frequentar a Escola Secundária. No seu livro, de escrita pungente, a jovem recorda o percurso desde a sua terra natal, as dificuldades, os sentimentos extremos sobre um conflito agressivo, que já ceifou milhares de vidas e que continua incompreensível para muitos que assistem impotentes à agressão violenta sobre um território soberano na Europa.
Sofia Hul nasceu no dia 8 de outubro de 2007, em Berezhany, no distrito de Ternopil, onde vive atualmente, após ter regressado à Ucrânia para se reencontrar com a mãe. Na sua terra natal retomou os estudos e a dança tradicional a que se dedica. Frequenta uma unidade estrutural separada do Colégio Profissional de Berezhansk, Universidade Nacional de Biorecursos e Gestão da Natureza da Ucrânia.
Sofia Hul continua a escrever, e já recebeu os seguintes prémios: 3.º lugar no concurso literário "Uma Corda na Harpa da Ucrânia...", em memória da escritora Oleksandra Burbelo, na categoria "Prosa"; 2.º e 3.º lugares no Concurso Literário "Acordes de Criatividade", da Pequena Academia de Ciências da Ucrânia em Ternopil, na categoria "Prosa".
Na sessão “Encontro com Letras” na Biblioteca Municipal, elementos de associações culturais locais, ucranianos e portugueses, tocarão e cantarão canções tradicionais ucranianas.