
7663
Município2117
Viver5428
Visitar6402
Investir7306
Caracterização Económica9735
Medidas de Incentivos9378
Incubadora de Empresas de Albergaria-a-Velha5451
Zona Industrial4730
Estratégia para o Empreendedorismo e Desenvolvimento Económico8762
Serviço de Atividades Económicas, Apoio ao Empreendedorismo e Turismo (SAET)4535
Iniciativas7950
Newsletter Incubadora de Empresas
O Município de Albergaria-a-Velha está a dinamizar novas ações de capacitação em Literacia Financeira para estudantes do Ensino Secundário e Profissional no ano letivo 2024/25, integradas na 11.ª edição da Academia Empreende+. A iniciativa - que visa ensinar os princípios básicos para os jovens gerirem, da melhor forma, o seu dinheiro - envolve 16 turmas do Agrupamento de Escolas de Albergaria-a-Velha, Colégio de Albergaria e Conservatório de Música da Jobra.
O projeto de Literacia Financeira é composto por quatro sessões, onde serão abordados os seguintes temas: objetivos de vida e gestão do orçamento pessoal; impostos locais, nacionais e contribuições; poupança, fundo de emergência e investimentos; fases da vida e poupança reforma.
Além de conhecimentos teóricos sobre as diferentes áreas, o objetivo é trabalhar as aptidões e a mudança de atitudes, de forma a incutir nos jovens a responsabilidade individual sobre a forma como gerem o seu dinheiro, desde as despesas até às poupanças e aplicações. Uma boa gestão do orçamento pessoal condiciona não só a qualidade de vida na atualidade, mas também a do futuro, pelo que é fundamental os mais novos adotarem práticas financeiras sustentáveis para o seu bem-estar a longo prazo.
A Academia Empreende+, desenvolvida nos vários ciclos de ensino em parceria com as escolas do Concelho, foi reconhecida como Boa Prática pelo Programa Europeu URBACT, que visa distinguir iniciativas urbanas impactantes, participativas, integradas, relevantes e de fácil transferência para outras cidades europeias.