O Programa de Desporto Adaptado, implementado pela APPACDM de Albergaria-a-Velha, realizou um total de 1084 aulas/treinos em 2025, envolvendo 76 participantes.
O projeto, que promove a inclusão social de pessoas com deficiência através da prática desportiva, disponibilizou, no ano passado, treinos de remo, boccia, natação, atividade física e treinos no âmbito do desporto escolar. A natação é a modalidade que somou mais treinos, com um total de 891.
Além dos treinos regulares, o Programa de Desporto Adaptado tem marcado presença em vários encontros regionais e nacionais, que permitem aos atletas desenvolver as suas capacidades e expressar a sua individualidade, incentivando ainda o convívio interinstitucional. Em 2025, a equipa APPACDM de Albergaria-a-Velha participou em 16 encontros/ provas, que englobaram as mais diversas atividades, como natação, atletismo, boccia DI, canoagem, entre outras.
Ciente de que o Programa de Desporto Adaptado é bem-sucedido na promoção da integração das pessoas com deficiência e/ou incapacidade na dinâmica desportiva do Concelho, o Município celebrou um novo contrato-programa de desenvolvimento desportivo com a APPACDM de Albergaria-a-Velha, continuando, desta forma, a apoiar um projeto que é já uma referência de inclusão social.

