Durante o mês de julho, a Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha apoia 21 estudantes nos programas universitários de férias Academia de Verão, dinamizado pela Universidade de Aveiro, Universidade Júnior, desenvolvido pela Universidade do Porto, e Universidade de Verão, da Universidade de Coimbra.
Os três programas são dirigidos a alunos e alunas do Ensino Básico e Secundário e visam promover um primeiro contacto com o meio universitário através da realização de diversas atividades científicas, pedagógicas, culturais e desportivas que podem ajudar os jovens a encontrar a sua orientação vocacional.
Na 14.ª edição da Universidade Júnior, o Município apoia a participação através do pagamento da propina semanal, no valor de 80 euros/estudante, disponibilizando também o transporte até às instalações da Universidade do Porto, se tal for solicitado.
Na Academia de Verão, que já vai na sua 13.ª edição, a comparticipação da Autarquia é variável, conforme o escalão do aluno ou da aluna. Para estudantes do escalão A, a Câmara paga a totalidade do programa científico semanal, no valor de 75 euros. Para o escalão B, existe uma comparticipação de 50 por cento do valor da frequência, ou seja, de 37,50 euros. Estudantes sem escalão usufruem de um apoio de 25 por cento, que corresponde a 18,75 euros.
Na 10.ª edição da Universidade de Verão, em Coimbra, a comparticipação também é variável, havendo o pagamento da totalidade da propina semanal, no valor de 125 euros, para estudantes do escalão A, 50 por cento (62,50 euros) para alunos e alunas do escalão B e 25 por cento (31,25 euros) para os restantes.
Para a Autarquia, os programas de férias das universidades proporcionam uma oportunidade para os jovens conhecerem o ambiente académico, de fazerem novas amizades, de explorar interesses e vocações.

