
4261
Município5190
Viver2785
Visitar3679
Investir8080
Caracterização Económica1321
Medidas de Incentivos9016
Incubadora de Empresas de Albergaria-a-Velha258
Zona Industrial8741
Estratégia para o Empreendedorismo e Desenvolvimento Económico1875
Serviço de Atividades Económicas, Apoio ao Empreendedorismo e Turismo (SAET)2899
Iniciativas6021
Newsletter Incubadora de Empresas
Na próxima sessão “Encontro com Letras” na Biblioteca Municipal, a ter lugar a 8 de fevereiro, pelas 15h00, João Paulo Magalhães Crespo apresenta a obra “Apontamentos de Vida. Na Região de Aveiro. No Baixo Vouga Lagunar”.
Após cerca de quatro décadas dedicadas à agricultura da região de Aveiro, João Paulo Magalhães Crespo reuniu alguns apontamentos da sua vida profissional, com especial ênfase no projeto do Baixo Vouga Lagunar, que definiu como um propósito e “um compromisso que assumiu consigo próprio e com os agricultores da região”.
Recorrendo às memórias, aos documentos de suporte disponíveis, às conversas estabelecidas e vivências partilhadas, o autor entrelaça o seu percurso de vida com a evolução agrícola de um território moldado pela presença de diferentes águas “que os agricultores procuram gerir, defendendo-se de umas e valorizando outras, desenvolvendo uma atividade económica de uma agricultura com o saber empírico da engenharia de um regadio sem rega”, afirma.
João Paulo Magalhães Crespo nasceu em 1958. Licenciou-se em Agronomia, pelo Instituto Superior de Agronomia da Universidade Técnica de Lisboa, tendo em 1982 assumido funções como engenheiro na Direção-Geral de Hidráulica e Engenharia Agrícola. Entre 1987 e 2023 trabalhou na Direção Regional de Agricultura e Pescas do Centro (antiga Direção Regional de Agricultura da Beira Litoral). Entre 1998 e 2008 foi destacado para chefiar o Projeto de Desenvolvimento Agrícola do Vouga, que lhe marcou a vida profissional e o manteve “cativo” desta região com características tão singulares.
A participação na sessão “Encontro com Letras” é gratuita.