A Câmara Municipal organizou, ontem, duas sessões de sensibilização sobre Medidas de Autoproteção (MAP) dirigidas a técnicos municipais. As ações foram dinamizadas por Paulo Bandeira, da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Albergaria-a-Velha.
As MAP - Medidas de Autoproteção consistem em procedimentos de organização e gestão da segurança e têm duas finalidades principais: a garantia da manutenção das condições de segurança definidas nos projetos de combate a incêndio e a garantia de uma estrutura mínima de resposta a emergências. Pretendem também salvaguardar que os equipamentos e sistemas de segurança contra incêndios estão em condições de ser operados permanentemente e que, em caso de emergência, os ocupantes abandonam o edifício em segurança.
O Município iniciou, já há algum tempo, a elaboração das MAP para os diversos equipamentos que possui. Neste momento existem 8 equipamentos com MAP aprovadas pela Autoridade Nacional de Proteção Civil, 8 equipamentos com medidas em aprovação e 4 equipamentos com medidas em elaboração. As MAP obrigam a que, em cada equipamento, existam colaboradores responsáveis e com formação para atuar em caso de emergência.
No futuro, estão previstas outras ações mais específicas, como, por exemplo, o combate a incêndios ou Suporte Básico de Vida. Em breve, terá também início um Programa Municipal de Desfibrilação Automática.

