A Biblioteca Municipal de Albergaria-a-Velha, atenta aos novos hábitos de leitura, está a apostar nos serviços disponibilizados online. No ano passado, reforçou o catálogo do Portal da Biblioteca Municipal com 2647 novos registos, totalizando 68 978 recursos que as pessoas podem pesquisar comodamente a partir de casa.
O acesso digital a publicações periódicas através do PressReader também registou um aumento considerável. Em 2025, registaram-se 6309 acessos a jornais e revistas online, um aumento de 22% em relação ao 2024. Através do PressReader, foram lidos 289 205 artigos. O serviço de empréstimo de livros digitais e audiolivros BiblioLED, disponibilizado pela primeira vez o ano passado, também teve uma boa adesão por parte dos leitores Albergarienses – foram registados 431 pedidos de empréstimo ao longo do ano.
Não obstante o reforço da presença digital, a visita e o usufruto do espaço físico da Biblioteca Municipal continua a ser preponderante. Nos seus 298 dias de abertura em 2025, recebeu 24 069 visitantes. Em relação ao número de utilizadores, há atualmente 7983 – 320 foram novas inscrições – que solicitaram 11 665 recursos emprestados.
A Biblioteca Municipal, na sua vertente cultural, educativa e de formação de novos leitores, acolheu 395 atividades em 2025 – dentro e fora de portas - que contaram com um total de 12 265 participantes. Exposições, apresentações de livros, oficinas e ações de formação fazem parte das iniciativas regulares, mas são as ações dirigidas ao público familiar que continuam a atrair mais participantes. Atividades como “Aos Sábados, Conto Contigo!” (sessões de conto-oficina), “Gatinhar de Leituras” (para bebés), “Histórias em Pijama” (sessões com contadores de histórias convidados) e “Terror na Biblioteca” (celebração do Halloween) esgotaram rapidamente o número de vagas disponíveis, sendo já uma referência no plano de atividades anual da Biblioteca Municipal.

