
3295
Município1312
Viver8012
Visitar1595
Investir8903
Caracterização Económica7694
Medidas de Incentivos6913
Incubadora de Empresas de Albergaria-a-Velha6172
Zona Industrial7136
Estratégia para o Empreendedorismo e Desenvolvimento Económico3306
Serviço de Atividades Económicas, Apoio ao Empreendedorismo e Turismo (SAET)2374
Iniciativas6036
Newsletter Incubadora de Empresas
A Biblioteca Municipal tem patente, durante o mês de maio, a exposição de fotografia Reflexos do artista Albergariense Zé Lu.
Ao longo de 22 fotografias, Zé Lu – nome pelo qual é conhecido José Luís Martins Pereira – presta homenagem à Ria de Aveiro e aos vários elementos que lhe conferem uma identidade própria. “A reflexão e a refração da luz nas águas salgadas da Ria de Aveiro dão-nos uma constante mutação de cores que inspiram o pintor, ou o fotógrafo, mesmo o mais cético. Nesta perspetiva e porque Aveiro e a sua Ria são consideradas por mim como mulheres, têm de ser tratadas com toda a sensibilidade que merecem”, frisa Zé Lu.
José Luís Martins Pereira, ou Zé Lu, nasceu em Albergaria-a-Velha a 20 de março de 1948. Estudou Fotografia em Coimbra de 1967 a 1969 e em Lisboa, em 1970. Após vários dos seus trabalhos serem premiados em concursos, começou a ter fotografias expostas no País e no estrangeiro, nomeadamente nos Estados Unidos, Itália, Inglaterra, França, Espanha, Canadá, China, Venezuela, Coreia do Sul, Macau e Brasil. Foi galardoado em 1994 com o troféu Aveiros – 93, como melhor Artista Plástico na área da Fotografia, e distinguido em 1996 pelo semanário O Litoral com A Melhor Foto de 1995.
Para além da fotografia, Zé Lu já participou como ator em obras cinematográficas de realizadores estrangeiros. Foi fundador do GEMDA – Grupo Experimental de Música e Dança de Aveiro, da Associação de Dança de Leiria, da FabriKarts - Associação Cultural de Pombal e das Confrarias Gastronómicas de S. Gonçalo e de Sever do Vouga, da Confraria dos Provadores da Água de Portugal e da Confraria Gastronómica de Albergaria-a-Velha. Zé Lu tem sido colaborador de vários jornais e revistas, nacionais e estrangeiros, a nível de imagem e texto de opinião. Destaca-se, ainda, no seu percurso de vida a construção do seu próprio automóvel – o Júpiter.