
8215
Município6253
Viver8098
Visitar1775
Investir3487
Caracterização Económica9987
Medidas de Incentivos3007
Incubadora de Empresas de Albergaria-a-Velha2856
Zona Industrial894
Estratégia para o Empreendedorismo e Desenvolvimento Económico3594
Serviço de Atividades Económicas, Apoio ao Empreendedorismo e Turismo (SAET)470
Iniciativas9234
Newsletter Incubadora de Empresas
Para celebrar o aniversário do Arquivo Municipal de Albergaria-a-Velha, que fez 16 anos a 21 de novembro, ficou disponibilizado no portal da Internet, o período de 1911 a 1934 dos antigos jornais da Gazeta de Albergaria, Jornal de Albergaria e a Gazeta, que até à data só estavam acessíveis em consulta presencial.
São mais de duas décadas de fontes em centenas de jornais sobre o Concelho, tratados agora com conteúdo textual pesquisável e acessível gratuitamente a qualquer utilizador do site do Arquivo Municipal em arquivo.cm-albergaria.pt. De forma simples, o utilizador pode pesquisar por palavras dentro de cada jornal, sendo que a plataforma irá devolver todas as páginas onde surgir a palavra pretendida. Assim, já não é necessário percorrer todas as páginas de forma manual, o que permite poupar tempo, ajudando os investigadores a ir diretamente aos assuntos que procuram.
Com estas novas entradas de jornais antigos na plataforma, encontram-se agora disponíveis 1664 periódicos, sendo os mais antigos do ano de 1888 – jornais “O Movimento” e “Folha de Albergaria”. Além de jornais, o utilizador pode pesquisar fotografias, atas, desenhos de arquitetura, entre outros documentos, dentro de 34 arquivos e coleções.
Na sua missão de apoiar a investigação, o Município pretende angariar o máximo de informação histórica relativa ao Concelho, digitalizá-la e disponibilizá-la ao público da forma mais rápida e acessível possível. Recorde-se que o Arquivo Municipal de Albergaria-a-Velha foi o primeiro arquivo em Portugal, com software livre, a aderir ao Portal Europeu de Arquivos.