
4325
Município2219
Viver5109
Visitar2759
Investir3182
Caracterização Económica7250
Medidas de Incentivos448
Incubadora de Empresas de Albergaria-a-Velha6740
Zona Industrial8564
Estratégia para o Empreendedorismo e Desenvolvimento Económico5941
Serviço de Atividades Económicas, Apoio ao Empreendedorismo e Turismo (SAET)5617
Iniciativas2339
Newsletter Incubadora de Empresas
Criada em 2018, a Associação Portuguesa de Cidades e Vilas de Cerâmica (APTCVC) tem vindo a crescer em número de adesões, sendo agora constituída por 26 municípios portugueses. Na passada sexta-feira, dia 4 de Novembro, foi aprovada na Assembleia Geral, realizada no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Barcelos, a adesão das cidades de Coimbra, Albergaria-a-Velha e Loulé.
Em representação do Município de Albergaria-a-Velha esteve Delfim Bismarck, Vice-Presidente, que apresentou o concelho e a sua ligação à atividade cerâmica artesanal e industrial.
A APTCVC tem por missão promover e incentivar o desenvolvimento económico, turístico e patrimonial dos territórios com larga expressão de cerâmica, abrangido pelos municípios membros, contribuindo para o reforço da identidade cultural e preservação da memória coletiva. A entidade visa também promover a nível nacional e internacional a defesa, preservação e promoção do património cultural associado à atividade cerâmica.
A APTCVC integra o Agrupamento Europeu de Cidades Cerâmicas (AeuCC), que engloba mais de 120 cidades em sete países europeus: Alemanha (10 cidades); Espanha (29); França (10); Itália (46); Portugal (18); Roménia (12) e República Checa (três). Este agrupamento visa desenvolver intercâmbios e a cooperação transnacional no domínio da arte e do artesanato cerâmico, principalmente para criar coesão social e económica, desenvolvendo projetos e serviços para os interlocutores deste sector, no quadro das novas políticas europeias para os territórios.