
8979
Município4363
Viver471
Visitar3888
Investir2049
Caracterização Económica7925
Medidas de Incentivos5183
Incubadora de Empresas de Albergaria-a-Velha7180
Zona Industrial7939
Estratégia para o Empreendedorismo e Desenvolvimento Económico3609
Serviço de Atividades Económicas, Apoio ao Empreendedorismo e Turismo (SAET)7895
Iniciativas3380
Newsletter Incubadora de Empresas
Após 15 tardes de trabalho dedicado, concretizou-se a junção dos 1027 quadrados de lã tricotados por cidadãos e instituições Albergarienses no âmbito do projeto comunitário “Tricotar Sombra de Esperança”. Agora, a manta suspensa pode ser admirada e desfrutada na Alameda 5 de Outubro, promovendo a fruição do espaço público e o convívio.
Durante a fase final do segundo confinamento, o Município de Albergaria-a-Velha desafiou a comunidade a tricotar quadrados de lã. Entre 10 de maio e 11 junho, cerca de 100 pessoas responderam ao desafio e entregaram mais de um milhar de quadrados com as dimensões de 15cm por 15cm, em ponto largo, com os padrões e as cores que mais gostavam. A Câmara Municipal disponibilizou 120 novelos de lã, mas muitos participantes optaram por utilizar o material que tinham em casa e deram largas à imaginação, acrescentando flores, personagens e logotipos de instituições para animar os padrões já por si bastante coloridos. Após a receção dos quadrados de lã, um grupo de 15 voluntárias dedicou 15 tardes a coser uma manta, cujo resultado final pode ser admirado no centro da cidade.
O projeto, que tinha como principal objetivo quebrar as rotinas de isolamento individual e fomentar a participação da comunidade numa criação artística de arte urbana, resultou numa instalação com mais de 13,5 metros de comprimento e 2 metros de largura, denominada “Sombra de Esperança”.
Este projeto comunitário contou com a participação da comunidade em geral, IPSS, Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas de carácter privado, Programa Idade Maior, escolas e jardins de infância. Individualmente, em família e institucionalmente, os Albergarienses tricotaram em prol de um alívio das medidas de contenção e contribuíram para criar um novo local de interesse num importante ponto de encontro do Concelho.