O Município de Albergaria-a-Velha participou no 5.º Congresso da Rede Europeia de Municípios Amigos da Família, que decorreu em Bruxelas a 11 de fevereiro. Subordinado ao tema “Free to Stay, Family and Cohesion Policies for Territorial Development”, o congresso pretendeu contribuir para o desenvolvimento de uma estrutura comum para políticas favoráveis à família a nível local e regional.
No painel sobre boas práticas nos municípios, a Vereadora da Educação, Catarina Mendes, abordou o tema das mudanças demográficas e a coesão territorial, apresentando diversas iniciativas locais de apoio às famílias, com especial atenção nas famílias mais vulneráveis.
A vereadora apresentou os projetos de promoção do sucesso escolar “Encontros com a Educação” e “ApPRENDER@SER” (este último desenvolvido no âmbito do PIPSE da CIRA), o Radar Social e o Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social (SAAS). Abordou, ainda, as intervenções executadas na Habitação Social e explicou o funcionamento do Balcão da AIMA e o CLAIM – Centro Local de Apoio e Integração ao Migrante.
No congresso, o Presidente da ELFAC (Confederação Europeia de Famílias Numerosas), Radoslaw Waszkiewicz, e a Coordenadora da Family Cities Network, Regina Maroncelli, entregaram o certificado de membro da Rede Europeia de Municípios Amigos da Família ao Município de Albergaria-a-Velha.
O 5.º Congresso da Rede Europeia de Municípios Amigos da Família foi organizado pela ELFAC, cuja missão é fornecer apoio, ferramentas e recursos aos municípios europeus para desenvolver e melhorar uma cultura familiar através de um processo comum de planeamento e autoavaliação.

