Albergue de Peregrinos Rainha D. Teresa
Queen Teresa Pilgrim Hostel

À semelhança do edifício gémeo que se encontra ao lado, estas casas foram inicialmente concebidas para residências do Juiz Distrital e do Delegado do Procurador da República da Comarca de Albergaria-a-velha, daí passarem a ter a designação de Casa dos Magistrados.
Com projeto da autoria do arqt.º Júlio José de Brito, datado de 1952, estes edifícios começaram a ser construídos em 1953, ficando concluídos em maio de 1955.
Terminada a sua utilização na primeira década do século XXI, ficaram devolutas e na posse da Câmara Municipal.
O primeiro foi destinado a Casa Municipal da Juventude, enquanto este edifício entrou em obras apenas em outubro de 2013, sendo aqui inaugurado o Albergue de Peregrino Rainha D. Teresa a 1 de abril de 2015.
Just like the twin building next door, these houses were initially built to lodge the District Judge and the Delegate Attorney of the Republic in the Albergaria-a-Velha Country, therefor being designated as the Magistrates´ Houses.
The project, by the architect Júlio José de Brito, dates back to 1952. Construction started in 1953 and the houses were concluded by may 1955.
Having ended their initial function at the beginning of the twenty first century, they became unoccupied and held by the Town Hall.
The first building was adapted for the Municipal Youth Centre, while repairs to this house began only in october 2013. It opened as the Queen Teresa Pilgrim Hostel on the 1st of april 2015.
O Albergue de Peregrinos Rainha D. Teresa foi inaugurado no dia 1 de abril de 2015 e implicou um investimento de cerca de 126 mil euros.
O Albergue de Peregrinos Rainha D. Teresa é composto por três pisos. No piso -1 (cave) há uma garagem, uma zona de tratamento de roupa, uma arrecadação de mochilas, 10 camas e uma zona balnear com lava-pés e WC. No piso 0 (rés-do-chão), além da receção, o espaço contempla uma sala de convívio, uma cozinha comum, uma sala de tratamento e auxílio aos peregrinos e uma arrecadação de mochilas. No piso 1 (1.º andar), estão localizados os quartos, com 21 camas, bem como balneários femininos e masculinos. No exterior, há uma zona de lazer com duas mesas e um lava-louça.
O equipamento municipal está aberto nove meses por ano, encerrando no período de inverno.
Normas de Funcionamento do Albergue de Peregrinos Rainha D. Teresa - clique aqui
