A Carta de Compromisso de Adesão de Vilarinho de São Roque à Rede “Aldeias de Portugal” foi assinada, ontem, 23 de fevereiro, no CARA – Centro de Atividades Radicais e Ambientais. Foram subscritores da Carta a ATA – Associação de Turismo de Aldeia, a AIDA CCI – Câmara de Comércio e Indústria do Distrito de Aveiro/Gal Aveiro Norte, o Município de Albergaria-a-Velha, a Junta de Freguesia de Ribeira de Fráguas e a AVILAR – Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Aldeia de Vilarinho de São Roque.
A Carta de Compromisso de Adesão à Rede “Aldeias de Portugal” define o compromisso coletivo de valorização de Vilarinho de São Roque, concretizando a sua adesão â Rede de Aldeias de Portugal, em conformidade com o previsto no Caderno de Normas das Aldeias de Portugal e com o seu Plano de Valorização específico. Este último define a ideia coletiva para o desenvolvimento da Aldeia de Vilarinho de São Roque, centrando-se na valorização do património natural e imaterial (tradições) e numa reflexão sobre os seus elementos identitários, como os moinhos/açude, a canastra/eira/palheiro, a igreja e o Rio Fílveda.
Para o ano de 2023, estão programadas várias atividades, com destaque para o evento “Vilarinho em Festa”, a ter lugar a 17 de junho. Neste dia, haverá um percurso de peddypaper, música, dança, uma demonstração de funcionamento do moinho, a limpeza do rego de lavoura, o almoço e jantar na casa dos habitantes, entre outras iniciativas. O plano de ação inclui também a realização de oficinas - coro e espantalhos - e a valorização do património imaterial associado à malha e à desfolhada.
Vilarinho de São Roque, classificada em 2012 como “Aldeia de Portugal”, encontra-se envolvida por paisagens idílicas, preservando um passado de tradições observável, ainda, em parte do seu edificado, nas suas gentes, cultura, usos e costumes, bem como na ruralidade e genuinidade ainda tão vivas.