O Secretário de Estado da Administração Local e do Ordenamento do Território, Silvério Regalado, esteve presente no 3.º Encontro da Rede de Embaixadores Empresariais de Albergaria-a-Velha, realizado na Escola Secundária, onde se reuniram mais de 50 empresários do concelho. O governante destacou a visão estratégica do Município, afirmando que “estão lançadas as bases para um território de sucesso, onde o investimento privado encontra condições para crescer sem barreiras burocráticas.”
A sessão foi presidida por António Loureiro, Presidente da Câmara Municipal, que sublinhou o espírito de cooperação e inovação que caracteriza esta rede empresarial:“este é um espaço de diálogo, partilha e construção coletiva de um concelho mais dinâmico, atrativo e preparado para os desafios do futuro.”
Durante o encontro, foram integrados 10 novos membros na Rede, elevando para 50 o número total de empresas e instituições. A adesão simbólica como 50.º membro coube à Universidade de Aveiro, representada pelo Reitor Paulo Jorge Ferreira, como reconhecimento pelo papel fundamental da academia na promoção da inovação regional.
Na sua intervenção, o Reitor reforçou o alinhamento entre a missão da Universidade e a estratégia municipal. “A apresentação da vossa estratégia mostrou bem que eu estou certo, querem criar emprego, promover o empreendedorismo e fixar talento. O que é que a Universidade faz? Traz talento para este território. Traz talento de todo o país — porque o que existe aqui não chegaria. Temos hoje mais de 19.000 estudantes e se houver à nossa volta municípios como Albergaria, que promovem o empreendedorismo e criam oportunidades, muitos destes jovens aqui permanecerão. E ao fazê-lo, enriquecem as empresas, multiplicam as oportunidades e fortalecem a região.
Por isso, o que Albergaria está a fazer é mais do que um serviço às suas empresas — é um verdadeiro serviço ao país. A pergunta nunca é ‘porquê ir a Albergaria’, a pergunta é: ‘porquê não ir?'”
Foram ainda apresentadas várias iniciativas da estratégia “Albergaria 2030”, como a nova brochura institucional de captação de investimento desenvolvida com a AIDA – Câmara de Comércio e Indústria do Distrito de Aveiro; os três Centros Tecnológicos Especializados (CTE), com destaque para o CTE de Informática e Industrial da Escola Secundária e o CTE Laboratório Criativo da Jobra; e o programa “Indústrias Seguras, Comunidade Segura”, focado na proteção das zonas industriais em áreas de interface urbano-florestal.
António Loureiro reforçou ainda que a Rede de Embaixadores Empresariais é uma das 20 ações do programa “Albergaria Empreende+”, que visa dinamizar a economia local, promover o empreendedorismo e valorizar o capital humano: “queremos mostrar ao mundo as condições únicas que o nosso território oferece para a instalação e desenvolvimento de novos negócios.”
Com mais de 3.120 empresas, 10.540 postos de trabalho, 1.500 milhões de euros em volume de negócios e mais de 500 milhões de euros em exportações anuais, Albergaria-a-Velha apresenta um dos tecidos empresariais mais sólidos da região Centro. Nos últimos 10 anos, o concelho registou um crescimento de 25% no número de empresas e criou mais de 3 mil novos empregos.
O encontro contou ainda com representantes da AIDA, CCDR Centro, CIRA, Startup Portugal, PRAVE, SEMA, Agrupamento de Escolas de Albergaria-a-Velha, Jobra, Juntas de Freguesia e da Assembleia Municipal, reforçando a articulação entre os setores público, empresarial e académico.
Novas Membros da Rede de Embaixadores:
- 2M - INSTALAÇÕES ESPECIAIS, LDA
- 4ENERGY - COMÉRCIO E INSTALAÇÕES TÉCNICAS, LDA
- ALBICALOR - EQUIPAMENTOS PARA ENERGIAS ALTERNATIVAS, LDA
- JOÃO DE ALMEIDA OLIVEIRA, LDA
- Júlio Petroleiro
- MPD - COMÉRCIO E SERVIÇOS DE AR COMPRIMIDO, LDA
- PORTOFLEX - FÁBRICA DE TUBO FLEXÍVEL, LDA
- SITARCOL - SOCIEDADE DE AR COMPRIMIDO, LDA
- ST IBÉRICA, SOCIEDADE UNIPESSOAL, LDA
- TESTO
- Universidade de Aveiro