
O projeto Arassana, desenvolvido pela turma 9.º H da Escola Básica Integrada de S. João de Loure, sob a orientação da professora Elsa Ferreira, foi o grande vencedor da 1ª edição do Concurso de Ideias Júnior do Município de Albergaria-a-Velha, que decorreu ontem à tarde, no Cineteatro Alba.
Tendo em conta o sucesso do Concurso de Ideias de Negócio, que promove o espírito empreendedor e a criação de projetos inovadores junto dos estudantes do Ensino Secundário e Profissional, o Município de Albergaria-a-Velha decidiu realizar um evento semelhante, desta vez, com os alunos do 3.º Ciclo. O Concurso de ideias Júnior tem como objetivo incutir nos jovens uma cultura de participação, iniciativa e responsabilidade, incentivando o desenvolvimento de ideias criativas e inovadoras, com foco no desenvolvimento cultural, gastronómico e histórico, atendendo à promoção das artes e ofícios, fauna e flora de Albergaria-a-Velha.
O projeto Arrassana envolve a produção de peças artesanais com um material comum em todas as criações – jacintos de água. Os objetos seriam de utilidade quotidiana com o caule seco dos jacintos de água, uma espécie presente no Rio Vouga. A ideia vencedora foi distinguida com um prémio no valor de 1000 euros em equipamento informático para a escola.
O Júri do Concurso foi constituído por Eva Andrade, em representação da UACOOPERA da Universidade de Aveiro, Miguel Gonçalves, da Gesentrepreneur, e Nuno Ferreira, da ANJE – Associação Nacional de Jovens Empresários. Na sessão final, foram apresentados 13 projetos, envolvendo 232 alunos e 13 professores.
O Município de Albergaria-a-Velha deu os parabéns a todas as turmas participantes, pela sua dedicação e criatividade, e um agradecimento especial aos docentes orientadores dos projetos, às direções das escolas e seus interlocutores no Projeto "Empreendedorismo nas Escolas", bem como aos membros do júri.

