O Mi – Festival de Música e Criatividade Infantil de Albergaria-a-Velha celebra 10 anos em novembro com várias criações artísticas dirigidas a famílias e aos “aventureiros da imaginação”.
A primeira proposta, a 14 de novembro, é uma sessão especial “Histórias em Pijama” no Espaço Café – Concerto do Cineteatro Alba, pelas 21h00. Em “Concertos para Adormecer #1 – Nuvens de Passagem”, a pianista Mariana Miguel guia as famílias numa experiência partilhada à volta do ato de adormecer, sem medo de se fechar os olhos, ou olhar o céu, viajando pelas nuvens.
No dia seguinte, pelas 11h00, no palco do Cineteatro Alba terá lugar o Concerto para Bebés “Irmãs Tecidas de Cordas Coloridas”, pela Companhia Musicalmente. Neste espetáculo serão ouvidos acordes de Harpa e Teorba, a lembrar anjos e viagens no tempo a terras distantes. À tarde, pelas 17h00, há um encontro marcado n’ “A Cidade dos Sons”, onde todas as pessoas comunicam através de ritmos, acordes e harmonias. Nesta criação da MUDA’TE Companhia de Artes Performativas, cada história é contada através de uma melodia e até um "bom dia" é uma canção.
A 16 de novembro, pelas 11h00, será dinamizada uma sessão orientada e participativa pelo “Gamelão de Porcelana e Cristal”, um “instrumento musical coletivo” constituído por centenas de peças de porcelana, faiança, grés, vidro e cristal que é simultaneamente um objeto visual/escultura, que pode adquirir várias formas e dimensões. A instalação artística estará em exposição entre 2 e 16 de novembro para visitas livres, havendo ainda a dinamização de oficinas com grupos escolares do 1.º Ciclo.
A encerrar a 10.ª edição do Mi, a performance “Bajau”, da dupla de artistas espanhóis Sergi Ots e Mariona Moya. Por meio de objetos, do corpo e da busca pelo elemento água como outro ator em cena, as famílias descobrem uma fantasia visual que questiona as origens do ser humano como espécie. É a 16 de novembro, pelas 17h00, na Sala Principal do Cineteatro Alba.
Ao longo dos últimos anos e na sequência de vários projetos culturais, educativos, formativos e de aprendizagem criativa dirigidos a crianças, famílias e educadores, numa lógica de criação de novos públicos para a cultura, o SAC – Serviço de Aprendizagem Criativa do Município de Albergaria-a-Velha apresenta Mi – Festival de Música e Criatividade Infantil, um projeto para todos os públicos, onde é possível viver emoções e apurar os sentidos com criações artísticas que libertam a imaginação.

