A StartUp Portugal, em parceria com o Município de Albergaria-a-Velha, organizou no dia 1 de julho o RegionX Centro, um encontro que reuniu 62 participantes de 32 incubadoras da região centro do país.
António Loureiro, Presidente da Câmara Municipal, apresentou o Concelho de Albergaria-a-Velha como “um território onde vale a pena viver, estudar, empreender, investir e trabalhar”. A promoção do empreendedorismo e do desenvolvimento económico, patente na estratégia “Albergaria Empreende+”, é uma prioridade na atuação do Executivo Municipal, tendo o autarca Albergariense salientado o projeto de empreendedorismo escolar Academia Empreende+, distinguido como Boa Prática Europeia pela Programa URBACT, e o Programa de Incentivos à Criação de Próprio Emprego.
No caso da Academia Empreende+, já foram envolvidos mais de 7000 alunos e 600 professores no projeto, do qual resultaram 937 ideias de negócio. Em relação ao Programa de Incentivos, António Loureiro destacou que o Município recebeu 162 candidaturas, com 97 projetos aprovados, que criaram mais de 130 postos de trabalho. Os projetos apoiados contam com uma faturação superior a 6 milhões de euros.
O autarca referiu ainda o reconhecimento da Comissão Nacional ECOXXl, que coloca Albergaria-a-Velha como um dos 20 municípios portugueses com as melhores práticas ambientais. No parâmetro relativo à Indústria, Inovação e Infraestruturas, o Município obteve uma das pontuações mais elevadas do país – 93,36%. Os reconhecimentos demonstram “o árduo trabalho desenvolvido, ao longo dos últimos anos, no âmbito do desenvolvimento económico e ambiental do Município.”
Durante a tarde de trabalho na Incubadora de Empresas, os participantes tiveram a oportunidade de ouvir os dados mais recentes sobre o panorama empreendedor da região, apresentados por Maria João Cardoso, da Informa DB, e debater as formas de fortalecer o ecossistema regional e tirar partido das melhores práticas nacionais e internacionais. Esta discussão dinâmica, moderada por David Magboulé, fundador do LabtoMarket, contou com as intervenções de Rui Lopes, Pivot CR Inove Região de Aveiro CCDR-C; Sandra Figueiredo, Chefe da Divisão de Desenvolvimento Económico do Município de Albergaria-a-Velha; Adriana Costa, Diretora da Incubadora da Universidade de Aveiro; e Jorge Pimenta, Diretor de Inovação, IPN.
O evento culminou num workshop prático, acompanhado de um coffee break para networking — um momento para os participantes se reunirem e refletirem sobre o que existe, o que falta, o que precisa de crescer e para onde se deve convergir a seguir para melhor apoiar os empreendedores.