O Cineteatro Alba inaugura a 2 de março, pelas 21h30, a exposição “Forma Volume – a ilustração para além do plano bidimensional”, de Carlo Giovani, que estará presente na abertura. A mostra tem lugar no âmbito do Encontro “Para Além de Princesas e Dragões: a Biblioteca e a Aprendizagem Criativa”, com o autor a dinamizar também uma oficina neste evento a 18 de março, pelas 15h00.
Na exposição, que pode ser visitada até 2 de abril durante o horário normal de funcionamento do Cineteatro Alba, são apresentadas ilustrações retiradas do livro “Dragão Jeremias” e da revista infantojuvenil “Dois Pontos Magazine”, onde Carlo Giovani explora a tridimensionalidade das imagens feitas a partir de recortes em papel.
Carlo Giovani nasceu no Brasil, é designer gráfico, ilustrador, artista visual e dedica-se à investigação e experimentação de diferentes técnicas de representação visual. Tem o papel como elemento central de seu trabalho e explora a versatilidade e plasticidade desse material, desde as suas aplicações em colagens bidimensionais até as suas possibilidades enquanto material escultórico em estruturas tridimensionais para ilustrações e animações em stop-motion.
Já foi distinguido em importantes concursos internacionais, entre eles o Malofiej Infographics Award, Espanha; o Promax BDA Latin America, Argentina; o W3 Award Show, Estados Unidos e o Cannes Lion, França. Em 2021 foi selecionado para a shortlist do World Illustration Award - The AOI, Inglaterra e recebeu uma Menção Honrosa na 1.ª Bienal de Ilustração do Eixo Atlântico, Portugal.
No seu portfolio, Carlo Giovani conta com trabalhos realizados para a Penguin Books, Coca-Cola, Nike, Hershey’s, Pepsi, Netflix, Spotify, entre outros clientes. Dinamiza, ainda, oficinas e masterclasses de ilustração e narrativa visual para estudantes, profissionais da Educação e público em geral de diferentes idades.

