
9409
Município5550
Viver3774
Visitar8355
Investir8698
Caracterização Económica9991
Medidas de Incentivos4783
Incubadora de Empresas de Albergaria-a-Velha9708
Zona Industrial5956
Estratégia para o Empreendedorismo e Desenvolvimento Económico5255
Serviço de Atividades Económicas, Apoio ao Empreendedorismo e Turismo (SAET)8971
Iniciativas3014
Newsletter Incubadora de Empresas
A Federação Portuguesa do Caminho de Santiago foi oficialmente constituída na passada sexta-feira, numa cerimónia que decorreu na vila termal de Pedras Salgadas, em Vila Pouca de Aguiar. Albergaria-a-Velha é um dos municípios fundadores da nova associação e, no evento, foi representada pelo Vice-presidente, Delfim Bismarck.
Após a escritura oficial, decorreu a primeira Assembleia Geral para eleição dos órgãos sociais, sendo o Município uma das nove entidades a integrar a primeira direção da associação.
A Federação Portuguesa do Caminho de Santiago é constituída por 60 entidades e tem como objetivo a promoção, divulgação, organização e gestão dos Caminhos de Santiago em território nacional. Pretende-se, desta forma, implementar uma estratégia comum, que inclui uma sinalética uniforme em todas as vias de peregrinação.
Atualmente podem identificar-se três percursos principais: o Caminho da Costa, que parte do Porto e atravessa o Minho, o Caminho Interior, que liga Viseu a Chaves, e o Caminho Central Português, que sai da Sé de Lisboa em direção ao Norte e que passa por Albergaria-a-Velha.
Para Delfim Bismarck, a materialização deste projeto é de grande importância para o estudo, preservação, divulgação e manutenção dos Caminhos de Santiago em território nacional.
“Desde há cerca de dois anos que estas entidades tentavam conciliar esforços no sentido de ver materializado este projeto, o que foi conseguido na altura exata, uma vez que a legislação sobre os Caminhos de Santiago em Portugal acaba de ser editada”, afirmou o Vice-Presidente do Município.
“Por tudo isso, Albergaria-a-Velha, que desde a Idade Média é um dos locais de passagem quase obrigatório no Caminho Central Português, assume-se com um importante apoio a todos aqueles que percorrem este itinerário cultural de grande importância.”