
No seguimento das candidaturas à 10.ª edição do Programa de Incentivos à Criação do Próprio Emprego, o Município de Albergaria-a-Velha vai apoiar o desenvolvimento de 9 ideias de negócio no Concelho. A assinatura dos contratos decorreu ontem, 17 de julho, na Incubadora de Empresas.
Nesta edição, foram apresentadas 16 candidaturas, que foram avaliadas por um júri constituído por representantes do Município, da SEMA – Associação Empresarial e da AIDA – Câmara de Comércio e Indústria do Distrito de Aveiro. Os 9 projetos selecionados abrangem áreas tão diversas como as artes manuais, as atividades de aventura, a estética, a restauração, as novas tecnologias, a alimentação, a mobilidade suave ou o comércio de máquinas.
O Programa de Incentivos à Criação do Próprio Emprego tem como objetivos incentivar a criação do próprio emprego no Município, apoiar empreendedores a investir e a formalizar a sua ideia de negócio e promover o desenvolvimento da economia local e a criação de condições para a empregabilidade. Ao longo das suas 10 edições, o Programa de Incentivos à Criação do Próprio Emprego recebeu 178 candidaturas, tendo apoiado 106 projetos. As empresas criaram perto de 150 postos de trabalho e registam uma faturação aproximada de 7 milhões de euros. Quanto ao volume de exportação, ultrapassou, em 2023, 1,5 milhões de euros. A taxa de sobrevivência dos projetos apoiados é de 94, 5%.
O programa prevê a atribuição de uma bolsa de incentivo, concretizada através de um subsídio anual, não reembolsável, no montante de 3000 euros e de um apoio à contratação de serviços externos (contabilidade, design, artes gráficas, consultoria financeira) no valor de 1000 euros.
Além do Programa de Incentivos, os empreendedores podem candidatar-se a um espaço na Incubadora de Empresas, espaço que integra a RNI – Portugal Incubators, uma rede nacional desenvolvida pela Startup Portugal e que pretende ser o elo de ligação da comunidade de incubação. No dia 1 de julho, a Incubadora de Albergaria-a-Velha, enquanto membro da RNI, recebeu o RegionX Centro, que juntou representantes de 32 incubadoras da região centro com o propósito de debater o ecossistema empreendedor regional.
Neste momento, o equipamento municipal tem 35 empresas incubadas, quer de forma física, quer de forma virtual, totalizando 64 postos de trabalho. Em 2023, as empresas incubadas registaram um volume de exportação de quase 850 mil euros. Salienta-se que, entre setembro e dezembro, a Incubadora de Empresas irá dinamizar o Programa de Aceleração 2.0. dirigido aos empreendedores locais.