
O ciclo TONS INTEIROS está de regresso ao Cineteatro Alba com dois artistas que estão a introduzir uma dinâmica fresca e original na abordagem ao Jazz. Jéssica Pina estará em Albergaria-a-Velha a 11 de outubro e o brasileiro Castello Branco, acompanhado pelo Ensemble da Escola Profissional de Espinho, subirá ao palco da Sala Principal na noite de 22 de novembro. Ambos os concertos têm início às 21h30, com bilhetes a 6 e 8 euros.
Jéssica Pina tem traçado um percurso ímpar na música nacional. Entre o trompete e a voz, a sua formação jazzística deu-lhe consistência musical que a destacam, ao ponto de receber o convite de Madonna para integrar a digressão MADAME X worldtour. Após a experiência mundial, Jéssica Pina editou o EP “Vento Novo”. Seguiu-se uma extensa digressão por Portugal, com espetáculos em eventos reputados como o COOLJAZZ, Matosinhos em Jazz, Sol da Caparica, entre outros, bem como apresentações em Espanha. Em 2025, Jéssica Pina participou no Festival da Canção com a música “Calafrio”, tendo o seu talento sobressaído perante a plateia mais vasta da televisão.
Castello Branco, por seu lado, cresceu num mosteiro com influências não convencionais. Foi este ambiente que o tornou num artista sensível capaz de tocar o coração dos seus ouvintes e envolvê-los num ritmo de êxtase musical. Tem cinco discos editados e singles em parceria com grandes nomes, como Zélia Duncan, Duda Beat, Rubel, Mahmundi, dentre outros. Passou pelos palcos do Rock In Rio, Vodafone Mexefest (Portugal), Fête de la Musique (França) e já realizou quatro turnés internacionais.
TONS INTEIROS é um ciclo de programação regular que decorre no Cineteatro Alba, uma vez por cada trimestre ou quadrimestre, na concretização de um grande concerto de Jazz, na Sala Principal, com artistas de renome e de referência nacionais ou internacionais. A estas ações estão associadas atividades de mediação, de envolvimento das instituições do ensino da música do Concelho e da região, bem como a potencialização de novos valores emergentes do panorama nacional, com o objetivo de promover o reportório e ainda fomentar a prática e performance do Jazz e da música improvisada.