
1237
Município5206
Viver9720
Visitar7728
Investir6123
Caracterização Económica8608
Medidas de Incentivos4919
Incubadora de Empresas de Albergaria-a-Velha4498
Zona Industrial5676
Estratégia para o Empreendedorismo e Desenvolvimento Económico5384
Serviço de Atividades Económicas, Apoio ao Empreendedorismo e Turismo (SAET)3403
Iniciativas3163
Newsletter Incubadora de Empresas
Integrada na programação de Natal “Lugar das Cores”, a Biblioteca Municipal de Albergaria-a-Velha inaugura a 7 de dezembro, pelas 18h00, a mostra “Presépios: a Arte do Nascimento de Jesus em Exposição”, de Conceição Alvim Ferraz e Miguel Ferraz.
Nas mais de 50 peças apresentadas, o público vai poder apreciar como as várias comunidades têm representado a história do nascimento de Jesus Cristo, incluindo elementos locais num tema universal. As representações de diferentes recantos do mundo retratam como as comunidades cristãs assimilaram definitivamente a sua cultura aos Presépios, fazendo-os refletir o seu mundo e a sua vida.
Assim se foram misturando cenas religiosas com cenas profanas que retratam as nossas alegrias e os nossos problemas. Assim se foram aceitando naturalmente as misturas anacrónicas de personagens da época de Jesus com personagens das épocas representadas. O comboio que passa ou a matança do porco celebrada por pessoas vestidas com trajes típicos da região frequentemente fazem parte dos Presépios. A gruta de Belém transformada em iglus de esquimós. Pastores vestindo quimonos e obis, como no Japão. Barcos servindo de abrigo ao Nascimento em regiões de pescadores.
Reflete-se o mundo nos Presépios, mostrando todos os anos que Jesus renasce como se fosse um o menino do Polo Norte, África, China, Barcelos, Estremoz, Albergaria-a-Velha ou Santa Maria da Feira. E, assim, todos nós estamos nos Presépios.
“Presépios: a Arte do Nascimento de Jesus em Exposição” pode ser visitada até 6 de janeiro, durante o horário normal de funcionamento da Biblioteca Municipal.