
Ao longo de 2025, o ciclo de cinema COMUNIDADE tem estimulado o diálogo e criado pontes com as comunidades mais representativas ao redor de Albergaria-a-Velha. Para finalizar o ciclo, o Cineteatro Alba vai apresentar, até ao final do ano, quatro filmes de geografias distintas - Colômbia, Angola, Brasil e Ucrânia.
A 26 de outubro, será exibida a longa-metragem “Pássaros de Verão”, de Cristiba Gallego e Ciro Guerra. A história relata a origem do narcotráfico na Colômbia nos anos de 1960 e o envolvimento de uma família da tribo Wayuu, atraída pelo dinheiro fácil do negócio da droga, que colocará em perigo os seus costumes e tradições. A 9 de novembro, a proposta é “Por Ti, Portugal Eu Juro”, de Sofia da Palma Rodrigues e Diogo Cardoso, um trabalho de investigação que documenta a participação de militares de origem africana na Guerra do Ultramar, abandonados à sua sorte logo após a independência de Moçambique, Angola e Guiné.
Ainda em novembro, no dia 30, o Cineteatro Alba apresenta “A Vida Invisível”, de Karim Aiinouz. Neste filme, viaja-se até ao Rio de Janeiro dos anos 1950, onde duas irmãs vivem vidas restritas com os pais conservadores. Depois de uma separação forçada, elas assumem o controlo dos seus destinos, sem perderem a esperança de se encontrarem. A finalizar o ciclo COMUNIDADE, o filme “Donbass”, de Sergey Loznitsa, será exibido a 28 de dezembro. Na zona leste da Ucrânia, retratam-se os episódios de vida nos territórios ocupados por separatistas e tropas russas, onde a degradação da sociedade se acentua através da manipulação e propaganda.
Todos os filmes têm início às 17h00. O preço do bilhete normal para as sessões é 3 euros, sendo 2 euros para os portadores Cartão Amigo, Cartão Sénior Municipal, Cartão Municipal de Voluntário e Jovens SUB 23.
O ciclo temático COMUNIDADE visa celebrar as diferentes culturas que coexistem na nossa sociedade, a riqueza e a complexidade dos povos, convidando à curiosidade e à aprendizagem do outro.