1838
Município5140
Assembleia Municipal6238
Câmara Municipal7079
Freguesias4562
Órgãos Consultivos6785
Geminações9920
Estatuto do Direito de Oposição9358
Heráldica e Logótipos1269
Projetos Cofinanciados6663
Notícias do Município3922
Boletim Municipal7074
Transparência Municipal3538
Contactos4422
Redes e Parcerias com União Europeia6773
Plano Municipal para a Igualdade de Género e não Discriminação2387
Viver4317
Habitação5671
Ação Social8361
Ambiente3301
Associações e Instituições Concelhias3116
Cineteatro Alba8433
Biblioteca Municipal4766
Saúde e Bem-Estar Animal6476
Atendimento ao Munícipe1423
Rede WI-FI8023
Cemitérios1925
Mobilidade6762
Centro de Interpretação Pateira de Frossos500
Desporto851
Arquivo Municipal202
Educação3924
Gabinete de Inserção Profissional4456
Juventude7078
Mercados e Feiras6174
Obras Municipais843
Planeamento, Gestão Urbanística e Requalificação Urbana6738
Proteção Civil e Florestal9177
Saúde Pública5866
Visitar3494
Concelho5141
Património Arqueológico291
Património Cultural1068
Património Industrial4479
Património Natural8284
Património Religioso2423
Rotas e Percursos8091
O que fazer7774
Rota dos Moinhos de Albergaria-a-Velha1232
Alojamento2925
Publicações1889
Centro de Interpretação Pateira de Frossos3687
NÓS ALBERGARIENSES6623
Atividades Turísticas9813
Investir5363
Caracterização Económica2614
Medidas de Incentivos584
Incubadora de Empresas de Albergaria-a-Velha5461
Zona Industrial2318
Estratégia para o Empreendedorismo e Desenvolvimento Económico3878
Serviço de Atividades Económicas, Apoio ao Empreendedorismo e Turismo (SAET)3879
Iniciativas8768
Newsletter Incubadora de EmpresasA Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha está a construir uma nova passagem superior sobre a Linha do Vouga no centro da cidade, num investimento de cerca de 135 mil euros. A intervenção está inserida na obra de regeneração urbana que contempla a zona envolvente à Igreja Matriz e a Rua Gonçalo Eriz e visa garantir melhores condições de circulação numa via que tem sofrido uma enorme pressão pelo aumento de trânsito.
O tabuleiro antigo tinha uma largura de 4,5 metros e não permitia a circulação simultânea de dois veículos, obrigando à passagem alternada, o que provocava constrangimentos no trânsito, especialmente na passagem de veículos pesados. Não oferecia, igualmente, as necessárias condições de segurança para os peões, sendo a falta de visibilidade um outro ponto a corrigir.
Com esta intervenção, a faixa de rodagem está a ser alargada para os 6,5 metros, com passeios de 1,5 metros em cada lado. A solução estrutural adotada inclui muros de contenção pré-fabricados, autoportantes, que se sustentam a eles próprios. O tabuleiro é constituído por vigas pré-fabricadas e pré-lajes de betão armado. A extensão do tabuleiro mantém-se nos 5,67 metros, o que permite a circulação de comboios na linha inferior sem qualquer constrangimento. Por fim, a empreitada compreende a substituição de infraestruturas que atravessam a passagem superior, nomeadamente, o abastecimento de água, a rede de gás e as instalações elétricas e de telecomunicações.