


O novo ciclo de programação do Cineteatro Alba, relativo ao último trimestre de 2025, traz a música de Bárbara Tinoco, Castello Branco e Jéssica Pina, o stand up comedy de Inês Aires Pereira, bem como o regresso do Mi – Festival de Música e Criatividade Infantil, uma marca já consolidada na aprendizagem criativa no Concelho.
Após a conquista de várias distinções e concertos esgotados em grandes salas de espetáculo, Bárbara Tinoco vai subir ao palco do Cineteatro Alba na noite de 8 de novembro com as canções que já a tornaram numa das mais apreciadas jovens intérpretes de Portugal. A criatividade da juventude também está bem presente em Jéssica Pina, num registo mais jazzístico, que chamou a atenção de Madonna aquando da digressão MADAME X. Depois da passagem pelo Festival da Canção, a cantora e intérprete de trompete dará um concerto a 11 de outubro, integrado no Ciclo Tons Inteiros. Também no âmbito deste ciclo, o brasileiro Castello Branco estará em Albergaria-a-Velha, acompanhado pelo Ensemble da Escola Profissional de Espinho, a 22 de novembro.
Na Sala Principal, André Nadais e Dinis Meirinhos apresentam “Vértice”, o primeiro álbum em Portugal com música para marimba e guitarra, gravado no próprio Cineteatro Alba (4 de outubro). Na noite seguinte, o Ciclo Mendelssohn 2022/2026 passa pelo Cineteatro Alba com a Orquestra das Beiras a interpretar as obras da juventude do compositor alemão.
O ciclo OuTOnalidades – circuito português de música ao vivo regressa com três espetáculos no Espaço Café-Concerto: Clube do Choro – Porto, que revisita as músicas de Garoto e Carmen Miranda (2 de outubro); Gamblin´Sam (16 de outubro); e MariaSilva (6 de novembro). Ainda no Espaço Café-Concerto, o tributo “Carlos Paredes: 100 anos de Legado”, a 23 de outubro, e o Coral da Jobra, a 20 de novembro.
Na Dança, “hOLD”, uma produção PLAY FALSE Associação Cultural, propõe uma reflexão sobre o envelhecimento, não só como questão biológica, mas também como construção social (18 de outubro). Por seu lado “Amálgamas”, de Ana Nunes, parte do livro “Rodeado de Idiotas” para analisar os diferentes tipos de personalidades através das cores (6 de dezembro). Salienta-se que o SAC – Serviço de Aprendizagem Criativa irá promover dois workshops no âmbito destes espetáculos de dança.
O Stand Up Comedy também tem espaço no novo ciclo de programação. “Namastê” apresenta Inês Aires Pereira numa fase de autoconhecimento, que promete muitas gargalhadas e dúvidas existenciais partilhadas com o público (29 de novembro). No Teatro, destaque para “Hotel Rugas”, uma criação original dos participantes de idade maior da oficina Antirrugas – um bálsamo teatral de juventude!. A peça da comunidade, para a comunidade, sobe ao palco da Sala Principal na noite de 21 de novembro.
O Mi – Festival de Música e Criatividade Infantil de Albergaria-a-Velha, na sua 10.ª edição, inclui diversos espetáculos pensados para as famílias, numa lógica de criação de novos públicos para a cultura. A 14 de novembro, o SAC propõe uma sessão “Histórias em Pijama” especial com “Concertos para Adormecer #1 – Nuvens de Passagem”, interpretada por Mariana Miguel. Na manhã de sábado, 15 de novembro, a Companhia Musicalmente apresenta o concerto para bebés “Irmãs Tecidas de Cordas Coloridas”. À tarde, os mais novos podem descobrir “A Cidade dos Sons”, uma criação MUDA´TE Companhia de Artes Performativas – Associação Cultural. No domingo, há a sessão orientada e participativa “Gamelão de Porcelana e Cristal”, da Companhia de Música Teatral (com a instalação em exposição no Cineteatro Alba entre 2 e 16 de novembro).
A programação completa do Cineteatro Alba pode ser consultada aqui.