
4382
Município1715
Viver3762
Visitar6025
Investir5976
Caracterização Económica5050
Medidas de Incentivos1640
Incubadora de Empresas de Albergaria-a-Velha6866
Zona Industrial9984
Estratégia para o Empreendedorismo e Desenvolvimento Económico1935
Serviço de Atividades Económicas, Apoio ao Empreendedorismo e Turismo (SAET)5719
Iniciativas7712
Newsletter Incubadora de Empresas
A atriz Sara Barros Leitão vai estar no Cineteatro Alba para apresentar “Teoria das Três Idades”, uma cocriação com o Teatro Experimental do Porto, que revive as memórias desta companhia de teatro. O espetáculo tem lugar a 23 de junho, pelas 21h30.
“Teoria das Três Idades” foi eleito, pelo jornal Público, um dos melhores espetáculos de 2018, ano em que o Teatro Experimental do Porto comemorou o 65.º aniversário. Agora que o TEP – companhia central na história do teatro português – cumpre 70 anos, devolve-se a obra aos palcos.
A teoria das três idades é o nome que se dá ao ciclo vital dos documentos. A atriz e encenadora Sara Barros Leitão partiu do arquivo do TEP – recortes de jornal, cortes da censura, atas, contratos, fotografias, gravações e programas de espetáculos, relatórios de contas… – para levantar histórias, memórias, vidas, sonhos, lutas, conquistas. São histórias, são memórias, são pessoas. São sonhos por cumprir, são conquistas de vários anos. São divórcios, são casamentos, são beijos roubados na entrada do camarim. São vivos e mortos, são reais e imaginados. São aquelas vidas todas, que tal como um papel, também têm três idades.
A meio caminho entre a vocação documental e o desejo de ficção, “um cruzamento entre o que lemos e o que imaginámos que aconteceu”, a peça instala-nos no terreno movediço da dúvida e da memória. “Não temos a certeza de como aconteceu. Isto é uma colagem, uma apropriação, uma tentativa.”
O bilhete normal para o espetáculo tem o preço de 6 euros, sendo de 4 euros para os portadores Cartão Amigo, Cartão Sénior Municipal, Cartão Municipal de Voluntário e Jovens SUB 23.
Fotografia: José Caldeira