
6522
Município7665
Viver4595
Visitar7337
Investir750
Caracterização Económica1100
Medidas de Incentivos6624
Incubadora de Empresas de Albergaria-a-Velha9163
Zona Industrial1356
Estratégia para o Empreendedorismo e Desenvolvimento Económico2697
Serviço de Atividades Económicas, Apoio ao Empreendedorismo e Turismo (SAET)6636
Iniciativas1096
Newsletter Incubadora de Empresas
A Rede de Bibliotecas de Albergaria-a-Velha decidiu alargar, este ano letivo, o projeto Ao Encontro da… Educação Literária a todas as crianças do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) do Concelho. Inicialmente concebido para os estudantes do 3.º e 4.º ano, o projeto de promoção da leitura teve tanto sucesso junto das escolas que a Rede de Bibliotecas optou por abranger os alunos e alunas desde o 1.º ano.
Ao Encontro da… Educação Literária integra o Programa Municipal de Educação e tem como objetivo motivar os alunos para a leitura das obras que compõem as Metas Curriculares de Português. Até ao mês de maio, uma equipa do SAC – Serviço de Aprendizagem Criativa do Município de Albergaria-a-Velha está a percorrer as escolas do 1.º CEB da Rede Pública e Privada do Concelho a dramatizar as obras escolhidas pela Rede de Bibliotecas. Utilizando diferentes adereços, canções, imagens, entre outros recursos, o grupo de dinamizadoras propõe uma abordagem criativa aos livros, ajudando os mais novos a compreenderem os conteúdos de forma divertida. Ao todo, o projeto abarca 1154 alunos e alunas de 61 turmas.
No ano letivo 2017/2018 as obras encenadas são Mais Lengalengas e Destrava Línguas, de Luísa Ducla Soares, para o 1.º ano; A Girafa Que Comia Estrelas, de José Eduardo Agualusa, para o 2.º ano; Poemas da Mentira e da Verdade, de Luísa Ducla Soares, para o 3.º ano; e O Príncipe Feliz, de Oscar Wilde, para o 4.º ano. Desde a criação do projeto no ano letivo 2013/2014, a equipa de dinamizadoras do SAC já dramatizou nove histórias de autores conceituados, entre os quais Mia Couto, José Saramago e Alice Vieira.