
5452
Município1836
Viver2219
Visitar3542
Investir8754
Caracterização Económica965
Medidas de Incentivos5082
Incubadora de Empresas de Albergaria-a-Velha6999
Zona Industrial8351
Estratégia para o Empreendedorismo e Desenvolvimento Económico7834
Serviço de Atividades Económicas, Apoio ao Empreendedorismo e Turismo (SAET)5987
Iniciativas180
Newsletter Incubadora de Empresas
Nesta quadra natalícia, a Biblioteca Municipal de Albergaria-a-Velha apresenta a exposição “Onde Jesus Nasce… Presépios do Mundo”, com peças da coleção de Mário Branco e Celina Santos. A inauguração é no dia 5 de dezembro, pelas 18h00, com entrada livre.
O significado inicial da palavra presépio era o de um estábulo. Posteriormente, no contexto cristão, passou a representar o nascimento de Jesus Cristo, especialmente após São Francisco de Assis ter montado o primeiro presépio, para ajudar as pessoas a contemplarem e a perceberem o mistério da encarnação de uma forma simples.
Mário Branco e Celina Santos gostam de presépios e gostam de viajar. Nas viagens que fizeram pelo mundo, quiseram sempre trazer uma recordação que fosse específica de cada um dos locais e que representasse, de alguma maneira, a arte, cultura, hábitos e tradições dos povos. Numa época de globalização, em que escasseiam as especificidades genuínas que distinguem, o casal decidiu, por influência de gosto, eleger como recordação inequívoca das viagens os presépios, desde que feitos por artesãos locais. “Tarefa fácil? Não. Sempre realizada? Não. Mas os que trouxemos são genuínos e trazem a essência da sua proveniência”, explica Mário Branco.
Além dos muitos presépios trazidos de diferentes países, a mostra inclui ainda outros que foram oferecidos “recolhidos com os mesmos pressupostos, acrescidos do amor de quem os presenteou”, salienta Mário Branco.
A exposição “Onde Jesus Nasce… Presépios do Mundo” pode ser visitada até 10 de janeiro de 2026, durante o horário normal de funcionamento da Biblioteca Municipal.