“Fazer acontecer o Mundo: Pensar Glocal, Construir Futuro(s)” é o tema da próxima sessão “Encontros à Quinta” na Incubadora de Empresas, no dia 5 de fevereiro, pelas 18h30. Cláudia Numão, gestora de impacto do Aveiro Impact Hub, acompanhada por jovens voluntários, irá explicar como a prática do voluntariado pode produzir mudanças significativas e duradouras nas comunidades.
"Pensar globalmente, agir localmente" é um conceito que incita as pessoas a refletirem nos problemas mundiais que afetam os diversos países – alterações climáticas; exclusão social; preservação da natureza; acesso a cuidados de saúde, entre outros – e a agirem localmente nas suas comunidades para as tornarem mais resilientes.
O voluntariado jovem pode ser um instrumento importante de desenvolvimento local, com impacto social e comunitário, apoiando as pessoas nos desafios que enfrentam num mundo globalizado. Na sessão, serão abordados os programas Erasmus+ e Corpo Europeu de Solidariedade como oportunidades de participação cívica e mobilidade; os jovens voluntários, com idades entre os 22 e os 28 anos, vão também partilhar as suas experiências em diversos projetos na Europa e o seu contributo para a mudança.
Cláudia Numão é Educadora Social, com pós-graduação em Educação de Adultos e Desenvolvimento Local. É Formadora certificada e Técnica de Apoio à Vítima. Com vasta experiência na área social, no Centro de Juventude de Águeda desenvolveu e implementou projetos Europeus, além do Corpo Europeu de Solidariedade (CES). Atualmente, desempenha funções na Psientífica como gestora de impacto do Aveiro Impact Hub.
A participação no “Encontros à Quinta” é gratuita, mediante inscrição prévia aqui.

