Pascuala Ilabaca, um dos nomes mais sonantes da nova vaga de cantautoras chilenas, sobe ao palco do Cineteatro Alba a 7 de julho, pelas 22h00, num concerto integrado no Festim – Festival Intermunicipal de Músicas do Mundo.
Nascida em Valparaíso em 1985, Pascuala Ilabaca sempre se interessou pela música desde a infância. Estudou na Universidade Pontifícia da sua cidade natal, mas depressa compreendeu que teria de libertar-se das regras limitativas impostas pelos professores.
Em 2008 lança o primeiro disco Pascuala canta a Violeta, uma homenagem a Violeta Parra e aos tradicionais sons do Chile. A presidente Michelle Bachelet, impressionada com a jovem cantora, convida-a para participar numa tournée na Índia, onde acaba por se instalar durante um ano. Dessa estadia nascem dois novos discos, ambos editados em 2010 – Perfume o Veneno, com fortes influências da música Hindu, e Diablo Rojo, Diablo Verde, um regresso às origens chilenas, com os sons da Cumbia, Troteor e Cueca. Este é o primeiro álbum onde trabalha com o grupo Fauna, que a tem acompanhado desde então.
A primeira tournée de Pascuala Ilabaca na Europa decorre em 2011, com espetáculos na Alemanha, França, Espanha e Bélgica. Três anos depois, pisa pela primeira vez palcos portugueses, regressando agora no âmbito do Festim. Com uma forte presença cénica, onde o acordeão é um companheiro privilegiado, Pascuala Ilabaca incorpora ritmos do Jazz, Pop e Rock nas canções mais tradicionais, transformando o concerto numa verdadeira festa.
O bilhete normal para o espetáculo custa seis euros. Os portadores Cartão Amigo, Cartão Sénior Municipal, Cartão Municipal de Voluntário e Jovens SUB 23 usufruem do preço especial de quatro euros.

