O Município de Albergaria-a-Velha e a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) assinaram, esta tarde, um protocolo de colaboração técnica e financeira com vista à reabilitação da Ribeira de Albergaria-a-Velha, que atravessa o futuro Parque da Cidade – Corredor Verde. A empreitada contempla um investimento de 150 mil euros e é financiada pelo Fundo Ambiental.
“A Linha de Água do Parque da Cidade é um elemento natural estruturante deste espaço verde, com importância ambiental, paisagística e ecológica”, referiu Carlos Coelho, Presidente da Câmara Municipal. “A reabilitação agora prevista permitirá melhorar o escoamento das águas, reforçar a segurança, recuperar os ecossistemas ribeirinhos e valorizar todo o enquadramento paisagístico do parque”.
Para o Município de Albergaria-a-Velha, investir na reabilitação do Parque da Cidade é investir no bem-estar das pessoas, na educação ambiental, no lazer e na preservação do património natural para as gerações futuras. “É reforçar a nossa visão de um Concelho mais verde, mais resiliente e mais atrativo”, salientou o autarca que, vê neste protocolo celebrado com a APA, “um passo concreto e decisivo no compromisso que assumimos com a proteção do ambiente, a valorização do espaço público e a melhoria da qualidade de vida da nossa população”.
A intervenção na Ribeira de Albergaria-a-Velha incide sobre uma área de 1500 metros, 500 dos quais dentro do futuro parque. A água surge como elemento integrador da paisagem e, neste corredor que acompanha a ribeira, pretende-se criar um espaço demonstrativo de boas práticas, com a conservação da vegetação autóctone, a criação de trilhos, a preservação dos charcos e da fauna, sempre com o recurso a materiais naturais como a pedra e a madeira. O projeto inclui, ainda, um núcleo de educação do ciclo urbano da água.
José Pimenta Machado, Presidente da APA, frisou que é um gosto ver “presidentes inspiradores” com esta abordagem para o território e que os projetos têm bons resultados na medida em que se trabalha em parceria; “nós fazemos bem, porque estamos juntos”. Pimenta Machado acrescentou, ainda, que este é o primeiro de vários protocolos com vista a melhorar a rede hidrográfica do Concelho.

