
4129
Município9036
Viver8009
Visitar6739
Investir1893
Caracterização Económica8011
Medidas de Incentivos8470
Incubadora de Empresas de Albergaria-a-Velha9342
Zona Industrial8643
Estratégia para o Empreendedorismo e Desenvolvimento Económico7178
Serviço de Atividades Económicas, Apoio ao Empreendedorismo e Turismo (SAET)3911
Iniciativas7133
Newsletter Incubadora de Empresas
A Rede de Bibliotecas de Albergaria-a-Velha está a promover mais uma edição do ciclo Ao Encontro da… Educação Literária, um projeto de leitura encenada de obras que compõem as metas curriculares de Português. Até ao mês de março, uma equipa do SAC – Serviço de Aprendizagem Criativa do Município está a percorrer todas as escolas do 1.º Ciclo do Ensino Básico do Concelho e a explorar quatro obras, uma para cada ano. Ao todo, o projeto vai abranger 1008 estudantes.
Ao Encontro da…Educação Literária visa motivar as crianças para a leitura autónoma, lançando a semente para a descoberta dos livros com o recurso à encenação, à música e à participação dos mais novos na própria encenação. Mais do que ouvir uma história, as crianças são convidadas a fazerem parte dela, o que permite que elas desenvolvam diversas competências, como a escuta ativa, a improvisação e o trabalho em equipa.
No ano letivo 2018/2019, as obras encenadas são Corre, Corre, Cabacinha (1.º ano) e A Arca do Tesouro (3.º ano), de Alice Vieira; O Elefante Cor-de-Rosa, de Luísa Dacosta (2.º ano); e O Beijo da Palavrinha, de Mia Couto (4.º ano). Todos os livros encenados estão disponíveis na Biblioteca Municipal e podem ser requisitados mais tarde, se a criança quiser ler o livro, de forma autónoma, em casa.
Ao Encontro da…Educação Literária foi criado no ano letivo 2013/2014 e começou por abranger somente os estudantes do 3.º e 4.º ano. A adesão das crianças e dos professores foi muito positiva, pelo que a Rede de Bibliotecas decidiu alargar o projeto para todos os anos do 1.º Ciclo. Em janeiro, vai ser dado outro passo na expansão do projeto, com a apresentação de espetáculos de teatro, no Cineteatro Alba, baseados em duas obras que compõem as metas curriculares do 2.º Ciclo. Vão participar mais de 500 estudantes do 5.º e 6.º ano.