Enquadrado na candidatura ao Bairro Comercial Digital – A Arte de Bem Receber, o Município de Albergaria-a-Velha instalou, no centro da cidade, dois monitores EcoLed, que equivalem a 18 árvores maduras em termos de purificação do ar envolvente. Com esta instalação pioneira em Portugal, a autarquia reforça a sua estratégia de descarbonização dos serviços públicos e de diminuição da sua pegada ecológica.
Os dois monitores EcoLed, com as medidas 3 x 2 metros, foram colocados no exterior do Cineteatro Alba e na Praça Dr. António de Albuquerque Pinho, dois locais do centro urbano com grande circulação de pessoas e viaturas. Além da função purificadora, equivalente a 18 árvores maduras, os monitores eliminam 99% dos vírus e bactérias do espaço envolvente e possuem uma função de autolimpeza, mantendo-se limpos e eliminando custos de manutenção. Nestes novos suportes digitais, serão divulgados os produtos e serviços dos comerciantes e agentes aderentes ao Bairro Comercial Digital, bem como os eventos que decorrem no Município.
A complementar estes dois monitores, o Bairro Comercial Digital instalou cinco mupis digitais em pontos estratégicos do centro urbano e adaptou o ecrã já existente no Mercado Municipal – A Praça, totalizando, desta forma, oito suportes de divulgação da atividade do projeto, que visa a modernização dos negócios locais. Além da disponibilização de informação sobre onde comprar, onde comer e o que fazer, os cinco mupis dispõem de uma aplicação interativa que permite retratar todo o mapa do bairro com a identificação dos comerciantes, tirar selfies e carregar os telemóveis na lateral via USB e USBC.
Com este novo canal de comunicação digital, o Município alia a inovação tecnológica, o impacto ambiental e a eficácia na transmissão de conteúdos dos seus comerciantes locais e dos eventos do Concelho.
O Bairro Comercial Digital – A Arte de Bem Receber abarca 18 ruas e praças do centro urbano, sendo promovido pela Câmara Municipal em consórcio com a Prave – Associação de Promoção de Albergaria-a-Velha e a SEMA – Associação Empresarial. O projeto, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência – PRR num montante de 733 848,16 euros, incide, principalmente, em quatro áreas: digitalização dos processos comerciais, tornando-os mais modernos e eficientes; aumento da visibilidade do negócio com novas estratégias de marketing; conexão das ruas com rede Wi-Fi para aproximar comerciantes e consumidores; e expansão dos negócios locais, através da venda online de produtos e serviços. Neste último ponto, é de salientar que já está disponível, ao público, o marketplace com mais de 5000 produtos e serviços e cerca de 200 lojas aderentes.
O projeto visa reforçar a modernização do comércio local através da digitalização de processos, maior visibilidade dos negócios e expansão das vendas online, apoiado também por uma forte oferta formativa dirigida a empresários e comerciantes.

