
6876
Município7094
Viver7983
Visitar129
Investir5131
Caracterização Económica1281
Medidas de Incentivos740
Incubadora de Empresas de Albergaria-a-Velha3956
Zona Industrial1499
Estratégia para o Empreendedorismo e Desenvolvimento Económico8368
Serviço de Atividades Económicas, Apoio ao Empreendedorismo e Turismo (SAET)6959
Iniciativas4951
Newsletter Incubadora de Empresas
No âmbito do Programa de Apoio às Instituições de Solidariedade Social (PAIPSS), que visa reforçar e capacitar as instituições no desenvolvimento dos seus planos de ação e projetos, o Município de Albergaria-a-Velha atribuiu, ontem, o apoio financeiro anual a 13 IPSS do Concelho, com respostas sociais nas áreas da infância, terceira idade e deficiência, no valor total de 139 250 euros.
Tendo em conta as dificuldades que muitas instituições atravessam para responderem às necessidades específicas de diferentes faixas da população, a Câmara Municipal decidiu aumentar o limite máximo de apoio, passando de 12 500 euros para 15 000 euros, mantendo-se o apoio mínimo em 3000 euros.
A definição do valor a atribuir a cada uma das IPSS tem por base critérios que incluem: o número e tipo de respostas sociais que desenvolvem com acordos de cooperação com a Segurança Social; o número de utentes; a área geográfica de intervenção; a participação nas iniciativas da Rede Social; a participação no Núcleo Executivo do Conselho Local de Ação Social; a participação no grupo de trabalho da Rede Social; e os Acordos de Cooperação celebrados com a Autarquia, nomeadamente, no que se refere ao fornecimento de refeições escolares. Neste último ponto, salienta-se que as IPSS que fornecem refeições escolares têm uma majoração no valor do subsídio de acordo com o número de refeições fornecidas.
Para o Município, as Instituições Particulares de Solidariedade Social são fundamentais no atendimento às necessidades dos cidadãos, garantindo respostas sociais imediatas, próximas, eficazes e adequadas no Concelho. As IPSS asseguram o apoio social a famílias, crianças, jovens e idosos ao nível da integração social e comunitária, assegurando a prestação de bens, serviços e atuando numa lógica de proximidade na cobertura das necessidades fundamentais do tecido social.