Na tarde de 28 de novembro, o Ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz, inaugurou o conjunto habitacional Bairro de Napoleão, requalificado no âmbito da Estratégia Local de Habitação. Ao todo, foram reabilitadas 12 habitações, num investimento de 684 800 euros.
Com a elaboração e aprovação da Estratégia Local de Habitação, o Município de Albergaria-a-Velha apresentou candidatura ao programa 1.º Direito – Programa de apoio ao Acesso à Habitação, com oito candidaturas/ ações, que contemplam a reabilitação de 81 habitações municipais e de 15 habitações pertencentes a beneficiários diretos.
O Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU) aprovou seis candidaturas, que refletem um investimento de 4 746 531, 47 euros. Tendo em conta o desenvolvimento e enquadramento de outros projetos, o Município estima um valor total de investimento na ordem dos oito milhões de euros, estando previstas novas ações de promoção da habitação.
Além do Bairro de Napoleão, já foram reabilitadas 24 habitações no Bairro das Lameirinhas, estando prevista a conclusão de mais oito até janeiro de 2026. Salienta-se que a reabilitação dos dois bairros totaliza um apoio a 44 famílias, respondendo a situações de vulnerabilidade social de vária ordem.
Na sua visita a Albergaria-a-Velha, Miguel Pinto Luz aproveitou a ocasião para visitar as obras de construção de 19 novos fogos a custos controlados no Alto de Assilhó, que se traduz num investimento superior a 2 100 000 euros. O ministro ficou impressionado com as obras realizadas/ em curso e expressou que o PRR – Plano de Recuperação e Resiliência é um “desafio enorme”, que só é possível concretizar graças aos autarcas. Confessou, ainda, que “entregar uma casa é um momento marcante” e que é uma “satisfação pessoal” transformar a vida das pessoas.
Carlos Coelho, Presidente da Câmara Municipal, afirmou que “o executivo municipal continuará a apostar na promoção da habitação, acreditando poder aceder às novas medidas do governo e respetivo financiamento”.

