Integrado no ciclo Tons Inteiros, Martim Sousa Tavares vai estar no Cineteatro Alba a 31 de janeiro com o espetáculo “Ponto de Fuga”. Com início às 21h30, o maestro e comunicador estará acompanhado, em palco, pelo músico João Barradas.
“Não há vida sem histórias, nem histórias sem beleza”. Combinando a espontaneidade do formato stand-up com a profundidade de uma viagem pelo mundo das artes, “Ponto de Fuga” é um espetáculo original concebido e apresentado por Martim Sousa Tavares, com a participação musical de João Barradas. Através da fluidez narrativa que caracteriza o maestro, o público será conduzido num percurso único e inesperado que revisita a música, o cinema, a poesia ou a pintura, revelando um sem-fim de caminhos que vão dar à beleza.
Martim Sousa Tavares nasceu em Lisboa, em 1991. É maestro, diretor artístico, compositor e escritor, tendo já apresentado vários programas na televisão, rádio e podcast. É formado em Ciências Musicais e Direção de Orquestra, tendo estudado em Lisboa, Milão e Chicago. Trabalhou com orquestras profissionais, jovens e académicas de sete países e com algumas das principais orquestras nacionais, promovendo um repertório plural. Com a Orquestra Sem Fronteiras venceu, em 2022, o Prémio Carlos Magno para a Juventude, uma iniciativa do Parlamento Europeu para premiar os valores de união na Europa.
Com Hugo van der Ding, Martim Sousa Tavares apresentou o programa “Duas Pessoas a Fazer Televisão” na RTP3 e, na Rádio Observador, é autor de “Encontro com a Beleza”, o podcast de música mais ouvido em Portugal. Em 2024, publicou o primeiro livro “Falar Piano e Tocar Francês”, sobre beleza, arte, cultura e humanismo.
João Barradas é um dos mais conceituados e amplamente reconhecidos acordeonistas europeus da atualidade, movendo-se entre a música clássica, o jazz e a música improvisada. Já venceu alguns dos mais prestigiados concursos internacionais e estreou dezenas de peças escritas para ele em palcos internacionais. Além de ser uma figura de topo do acordeão contemporâneo, realiza trabalho de pesquisa, transcrição e composição de música original para o seu instrumento.
Os bilhetes para o espetáculo “Ponto de Fuga” custam 8 euros. Os portadores Cartão Amigo, Cartão Sénior Municipal, Cartão Municipal de Voluntário e Jovens SUB 23 têm um desconto de 2 euros.

