
3079
Município1041
Viver4464
Visitar8959
Investir4616
Caracterização Económica1155
Medidas de Incentivos4483
Incubadora de Empresas de Albergaria-a-Velha5761
Zona Industrial9363
Estratégia para o Empreendedorismo e Desenvolvimento Económico4260
Serviço de Atividades Económicas, Apoio ao Empreendedorismo e Turismo (SAET)1170
Iniciativas1356
Newsletter Incubadora de Empresas
No âmbito da Academia Empreende+, a mascote Gaspar está a realizar, entre 8 e 10 de abril, um périplo pelas escolas do 1.º Ciclo que estão a participar no projeto de empreendedorismo. Ao todo, estão envolvidos 183 estudantes de 9 escolas dos Agrupamentos de Albergaria-a-Velha, Branca e Colégio de Albergaria.
Nas sessões desenvolvidas em sala de aula, os mais novos estão a desenvolver competências empreendedoras a par do estudo dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Cada turma foi desafiada a escolher um objetivo e a desenvolver um jogo didático, que será apresentado à comunidade na Mostra de Empreendedorismo Júnior a decorrer na manhã de 23 de maio, no Mercado Municipal – A Praça.
Os projetos das crianças abordam temas tão diversos, como violência psicológica, poluição (dos rios, terra e mar), animais marítimos em vias de extinção, vida saudável, alterações climáticas, preservação do mar e promoção da paz e da justiça. Além de conhecer os temas e testar alguns conhecimentos, Gaspar está a aproveitar as visitas para oferecer um livro de atividades aos estudantes, com mais desafios promotores de uma cultura empreendedora.
A Academia Empreende+ é um projeto de promoção de empreendedorismo nas escolas, desenvolvido em parceria com os estabelecimentos de ensino do Concelho. É composto por ações de capacitação e programas específicos, destinados a docentes e alunos do 1.º, 2.º e 3.º Ciclos, Ensino Secundário e Profissional, que tem por objetivo criar uma cultura empreendedora, promover o espírito de iniciativa, cooperação e participação ativa jovem. O projeto engloba um conjunto de temáticas, nomeadamente, cidadania e participação cívica, inovação e criatividade, cultura e património, território e sustentabilidade, empreendedorismo e empregabilidade.