Cerca de 300 alunos e alunas do 9.º ano do Concelho de Albergaria-a-Velha cantaram esta manhã, no Cineteatro Alba, as estrofes I e II de Os Lusíadas em versão Rap, no âmbito do espetáculo Camões é um Poeta Rap, promovido pela Câmara Municipal.
Integrada no Programa Municipal de Educação, Camões é um Poeta Rap é uma performance poética e musical, que visa aproximar a lírica do poeta português à vivência contemporânea dos jovens, através dos ritmos Rap e Hip Hop. Com produção de Arte Pública e interpretação de Luís Amaro, o espetáculo demonstra como Camões transforma o infortúnio e o desespero em energia criadora, sendo que “a força mental que extravasa no conjunto dos seus poemas é um exemplo de vida que resiste ao passar do tempo.”
Após uma breve apresentação da vida de Camões, Luís Amaro cantou alguns poemas de Camões em versão Rap - muitos dos quais estudados nas salas de aula - demonstrando que as ideias subjacentes aos versos podem facilmente ser assimilados com a ajuda de ritmos contemporâneos. Os estudantes comprovaram isto mesmo na última parte da performance, cantando eles próprios, as primeiras estrofes do poema épico sobre os descobrimentos portugueses.
Camões é um Poeta Rap encontra-se em digressão desde 2005, tendo sido já apresentadas 149 sessões em 117 localidades em Portugal e no Brasil. A dramaturgia e encenação são de Gisela Cañamero, com banda sonora de Luís Beco. A direção de produção é de Raul Bule.

