No âmbito da 12.ª campanha de escavações arqueológicas no Monte de São Julião, o Município vai dinamizar o “DIA ABERTO | Escavações para ver ... ou Fazer” no Dia Internacional da Arqueologia, a 24 de julho.
Esta é uma oportunidade para a comunidade em geral conhecer o dia-a-dia dos arqueólogos e até participar em algumas atividades. Estão disponíveis duas visitas orientadas - uma de manhã, das 9h30 às 11h30, e a segunda à tarde, das 14h30 às 16h30. A participação é gratuita, mediante inscrição prévia.
O Monte de São Julião viu os trabalhos de escavação retomados em 2014, permitindo desde então a identificação de vestígios significativos de ocupação com cerca de três mil anos, remontando ao final da Idade do Bronze. Entre os achados destacam-se os restos da estrutura que delimitava o antigo povoado, bem como uma mamoa — monumento funerário megalítico — que constitui uma das estruturas mais complexas do local devido à sua reutilização ao longo dos séculos.
Este importante sítio arqueológico conserva ainda testemunhos da Época Contemporânea, nomeadamente os vestígios de um posto de comunicações telegráfico instalado no século XIX. Até à data, os trabalhos arqueológicos permitiram a recolha de cerca de 52.000 fragmentos de cerâmica, entre outros materiais que documentam a ocupação contínua do local desde a Pré-História até aos nossos dias.
A 12.ª campanha está a decorrer até 1 de agosto, sob coordenação do Centro de Arqueologia de Arouca e com a promoção do Município de Albergaria-a-Velha.
As inscrições para o Dia Aberto devem ser efetuadas aqui.

