
9905
Município9215
Viver699
Visitar6477
Investir2358
Caracterização Económica4334
Medidas de Incentivos9635
Incubadora de Empresas de Albergaria-a-Velha4075
Zona Industrial1309
Estratégia para o Empreendedorismo e Desenvolvimento Económico7924
Serviço de Atividades Económicas, Apoio ao Empreendedorismo e Turismo (SAET)6834
Iniciativas5516
Newsletter Incubadora de Empresas
O Município dinamizou, na tarde de 20 de outubro, a oficina “Bicicleta e Cidadania” na Biblioteca Municipal, com os oradores Nuno Zamaro (Nuno Zamaro Mobility) e Rita Ferreira, cofundadora da Kidical Mass Portugal.
Nuno Zamaro, parceiro da autarquia na promoção da mobilidade suave no Município, apresentou os resultados do inquérito “Observa & MOBE”, administrado por alunos dos cursos profissionais de Saúde e Multimédia do Agrupamento de Escolas de Albergaria-a-Velha a um universo de 454 pessoas residentes no Concelho. Apesar de reconhecerem os benefícios da bicicleta para a saúde, o ambiente e a redução dos custos familiares com transportes, os inquiridos demonstraram uma grande dependência em relação ao automóvel.
Para devolver o espaço público às pessoas, Nuno Zamaro defende a necessidade de reforçar as infraestruturas cicláveis, apostar na educação para a mobilidade e promover a sensibilização comunitária.
O movimento global Kidical Mass visa promover cidades mais seguras e amigas das crianças e Rita Ferreira salientou os exemplos de muitos cidades europeias que estão a valorizar a mobilidade suave e a pacificar as ruas, principalmente nas envolventes escolares. Com a promoção dos “comboios de bicicletas” nas deslocações casa-escola, está-se a envolver as famílias na conquista do espaço público para a mobilidade ativa.
António Loureiro, Presidente da Câmara Municipal, referiu que não se mudam mentalidades só com a construção de mais ciclovias e exortou os jovens presentes na oficina a fazerem a diferença, a retomarem a rua e a defender a partilha dos espaços da cidade.
A oficina “Bicicleta e Cidadania” encerrou o plano de atividades do projeto de promoção da mobilidade sustentável junto da comunidade escolar, resultante da candidatura ao Aviso n.º 3/2025 do IMT – Instituto de Mobilidade e Transportes.