
5051
Município6850
Viver7186
Visitar6021
Investir226
Caracterização Económica4002
Medidas de Incentivos4561
Incubadora de Empresas de Albergaria-a-Velha908
Zona Industrial3823
Estratégia para o Empreendedorismo e Desenvolvimento Económico7764
Serviço de Atividades Económicas, Apoio ao Empreendedorismo e Turismo (SAET)3662
Iniciativas7388
Newsletter Incubadora de Empresas
A Biblioteca Municipal de Albergaria-a-Velha tem patente a exposição "Biblioteca de Desenho e Pensamento", com curadoria de Fátima Lambert. A mostra integra a 3.ª edição do ciclo "O Desenho como Pensamento", com direção artística de Alexandre Baptista.
O gosto estético pelo desenho atravessa a cultura europeia. Desde a antiguidade greco-romana até à atualidade, gravuras, cadernos de viagens, diários, livros ilustrados, compilação de esquissos, esboços ou anotações seduziram públicos e leitores, que se queriam rodeados de pequenas e raras pérolas, revelando aspetos mais introspetivos dos seus autores. Frequentemente, tais edições não tinham tiragem elevada, pelo que cedo se tornaram raridade.
Na exposição, Avelino Sá transcreve e dramatiza autores/poetas alemães no congelamento da encáustica. Por outro lado, os escritores franceses, americanos ou italianos que Fernando Marques de Oliveira equaciona, têm os seus próprios aforismos “gravados” em páginas que se veem como organismos. Lendo as imagens, de um e de outro, seguimo-los, em busca de pensadores, escritores e poetas estimados, nessa biblioteca de desenho tão possível, situada num mundo paralelo, onde a nossa divagação se encontra.
A exposição "Biblioteca de Desenho e Pensamento" vai estar patente até ao dia 18 de maio.